Explorando o Algarve pela Costa Vicentina
O Algarve não é só a costa sul de Portugal. Na realidade, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina começa em São Torpes (Sines), percorre toda a costa até ao sul, dobra a ponta de Sagres e termina no Burgau.
Apesar de haver transportes públicos, a melhor forma de conhecer toda esta zona (praias e não só) é pegar num carro e ir descobrindo. Guiar em Portugal é fácil e tranquilo. As estradas são óptimas e alugar um carro é barato. Siga este roteiro de praias!
Praia de Odeceixe

Odeceixe é a primeira vila Algarvia que se encontra descendo a costa pela estrada nacional N120. Na verdade, ouço muitas vezes as pessoas dizerem que vão para a Odeceixe, no Alentejo, mas isso está errado. De facto, passando a ponte sobe a Ribeira de Seixe, começa o Algarve! A praia apanha a foz da ribeira e acaba por ser uma extensa língua da areia protegida por uma grande colina. A pequena vila fica a cerca de 3 quilómetros da praia, junto à estrada, e é composta por ruas estreitas e casas tradicionais caiadas de branco e onde há locais para comer e alojamentos.
Alojamento em OdeceixePraia da Arrifana

A praia da Arrifana era, até há alguns anos atrás, um segredo bem guardado. De facto, no passado apenas surfistas e “vagabundos” vinham aqui parar e, como eu tenho um bocadinho de ambos, esta é uma das praias que mais frequentei e continuo a frequentar no Algarve. A abertura de várias escolas de surf e alojamentos locais fez disparar o número de turistas que aqui se encontram, mesmo em época baixa, as continua a ser um excelente ponto de paragem. A vila de Aljezur, a breves minutos de distância, é ideal para um demorado jantar de boa comida tradicional portuguesa.
Alojamento na ArrifanaPraia de Vale Figueiras

A praia de Vale Figueiras continua a ser uma praia mais calma e com menos gente que outras nas redondezas, provavelmente devido ao seu acesso ainda ser através um caminho de terra pouco sinalizado e visível da estrada principal. E assim espero que continue! É uma praia excelente, com o areal relativamente extenso e onde, muitas vezes, se assiste a um fenómeno tipo “microclima”: pode estar muito vendo nas noutras praias e aqui não! O ambiente é familiar mas não há grande estrutura, pelo que, se for para ficar algum tempo, convém levar água e um sandocha. Quando não há ondas em mais lado nenhum, aqui pode ser uma boa opção para fazer surf!
Alojamento em AljezurPraia do Amado

A praia do Amado é umas das minhas preferidas na Costa Vicentina! Não tem como não ser. É verdade que, hoje em dia, já tem muita gente, particularmente durante os meses de verão, mas as condições são fantásticas: bom estacionamento, grande areal, zona protegida do vento do lado direito da praia, ondas para todos os gostos de feitios, bares de apoio e… um visual incrível! Experimentem fazer a estrada mesmo junto à costa desde a Carrapateira até ao Amado. Ou vice- versa! :)
Alojamento na CarrapateiraPraias da Cordoama e do Castelejo

Estas duas praias são praticamente indissociáveis. A estrada para á chegar é a mesma, têm ligação pela areia quando a maré está vazia e, melhor de tudo, têm uma vista soberba desde o miradouro no cimo da colina que as separa. A não perder! Para lá chegar, deve-se seguir as indicações de Vila do Bispo, atravessar a vila e seguir numa estrada também ela espectacular. Se for hora do almoço, não deixem de parar no Café Correia, um dos melhores restaurantes do Algarve! ;)
Alojamento em Vila do BispoPraia do Tonel

Chegado a Sagres, o meu primeiro destino é sempre a praia do Tonel. Gosto de a ver primeiro de cima, num miradouro localizado no seu extremo norte, e depois então descer se as condições estiverem boas. A praia em si é muito bonita, cum um enorme rochedo no meio do mar e enquadrada pelas escarpas da ponta de Sagres onde, reza a lenda, o Infante D. Henrique montou uma escola de navegação. Em alguns dias, esta pode ser uma praia muito ventosa. Se assim for, ande mais 3 quilómetros e experimente a praia do Beliche ou vá até ao centro da vila e encontre a praia da Mareta!
Alojamento em SagresPraia do Zavial

Outras duas praias de andam de mão dada. Saindo de Vila do Bispo em direcção a Lagos, e ao passar por Raposeira, há um desvio para a direita de vai dar a três praias: Barranco, Ingrina e Zavial. A Ingrina é muito pequena, mais apropriada até para passar um fim de tarde a ver o mar ou a beber uma cervejinha do que propriamente para fazer praia. Já o Zavial tem muito mais areal, apesar de ficar curto na maré cheia, e é muito melhor para apanhar sol. Principalmente na época baixa, costuma ser uma praia frequentada por nudistas. Para os surfistas, o segredo está por trás da encosta do lado direito da praia! ;)
Alojamento na RaposeiraPraia de Salema

Já em plena costa sul mas ainda dentro da zona denominada de “Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”, fica a pequena vila de Salema e a sua magnífica praia. Com um areal extenso mesmo em frente à vila, é ideal para férias em família no Algarve, com crianças, avós e cão. Na época baixa… bem, na época baixa é um paraíso!
Alojamento em Salema
Muito legal André. Parabéns pelo blog.
Em junho irei para Portugal e farei um tour de carro com minha família.
Pegarei um carro em Lisboa pretendemos ir até Lagos, passando pela costa Vicentina. Você sabe dizer se o caminho é tranquilo? Conseguimos passar por esses lugares onde você tirou as fotos e fazer o mesmo?
Obrigado
Super tranquilo! O que te recomendo então, se a ideia é ir descendo e passeando, é ires pela estrada nacional (e não pela auto-estrada). Podes sair para Sines e daí apanhar a estrada pela costa, que passe neste lugares. Boa viagem!
Olá André,
Estou planejando uma viagem no Algarve no fim de agosto.
Estive lendo a respeito das praias e parece que muitos trechos da Costa Sul foram “invadidos” por grandes hotéis e edifícios de veraneio.
Confirmas?
Até mesmo Cacela Velha?
Qual localidade ainda preservada recomendarias na costa sul?
Ou para não correr riscos seria melhor mesmo a costa vicentina?
Agradeço desde já.
Olá Adelaide!
A costa sul já há muitos anos que foi invadida e em Agosto é quase impossível fugir dos turistas de massa.. nem mesmo na Costa Vicentina. O meu conselho? Escolha outra altura para ir ao Algarve! :)
Obrigada André! Pena que às vezes o turismo de massa acaba com a poesia dos lugares. Até a próxima.
Olá André, este artigo veio mesmo a calhar. O Algarve é a região que menos conheço em Portugal e acho que vou aproveitar as tuas dicas para começar a descoberta. Obrigado.