Kit de Viagem

Um duelo perdido com o sol

Malata, PeruO dia começou cedo. Dormi aproximadamente 11 horas e tomei um café e três pães simples como pequeno-almoço. Ainda me perguntaram se queria panquecas mas eu disse que queria o que eles fossem tomar. Ainda comeram uma pratada de arroz que eu gentilmente recusei.

Voltei ao caminho por entre vales e riachos. Subi metodicamente, passo a passo, controlando a respiração durante uma hora e entrei em Cosnirhua por baixo de uma Oliveira. O nome desta povoação revelou-se muito complicado de memorizar e só o consegui escrever agora porque o tenho apontado no meu bloco de notas. Cosnirhua conta com 150 habitantes e é uma das grandes povoações daqui do desfiladeiro. Á entrada da povoação, mais uma criança. Saul era o seu nome. Tinha igualmente 5 anos, estava à porta de uma casa que contava com um cato e um conjunto de objectos no seu interior, que se revelaram um excelente fundo para mais uma vintena de fotos excepcionais. Mais uma vez, Saul movimentou-se docemente e sorriu por algumas vezes. A sua expressão e a sua atitude revelaram um grande modelo, para sorte do fotógrafo que apenas passava.

Saul e Lucero não se devem conhecer. Têm ambos 5 anos e vivem a 1h de distância um do outro. Nestas aldeias há ainda muita gente que nunca viu mais nada do que a sua própria casa, os seus vizinhos e aquela paisagem. Gualter chegou mesmo a contar que a sua avó nunca tinha ido a Cabanaconde e só uma vez tinha saído de San Juan, quando visitou Taipay para votar pela única vez na vida. Lucero e Saeul irão, no futuro, cruzar-se na escola e talvez, um dia, casem e vivam aqui. Eu conheci-os separados e tranquei toda a sua expressão numa foto para a posteridade. Mas isto já sou eu a magicar e isso não interessa nada a ninguém. É o que dá viajar sozinho… sobra muito tempo para pensar.

Parei num pequeno café onde encontrei o grupo de franceses. Pedi um mate de Coca, desta vez com folhas e não de saco, e descansei um pouco. Desde este mate de Coca que me passei a recusar a beber mates de saco. O sabor é completamente diferente. Falamos todos um pouco, algumas francesas compraram folhas de coca para levarem mas fomos todos advertidos de que era ilegal transportá-la para fora do país. O Peru é o único país do mundo onde é legal plantar coca, embora a vizinha Colômbia tenha mais plantações, certamente com outra finalidade de uma nobreza diferente desta. Passei Cosnirhua e em 20 minutos cheguei a Malata. Malata estava deserta. No centro, bem no fim da rua principal, um largo de terra fazia companhia à igreja colonial quase completamente destruída. Todas as construções desta zona são de pedra do local e não se usa o cimento. O barro tem a capacidade de erguer muros seguros e de aquecer as casas. Só os telhados de alumínio (infelizmente!) é que são transportados montanha abaixo. Malata é pequena e muito desabitada. Conta presentemente com cerca de 50 habitantes. De Malata, cheguei em 2h Sangale, local conhecido por Oasis e cujo nome tende a desaparecer com alguma brevidade, conforme me avisou Braulio. Sangale é realmente um paraíso. Piscinas de pedra com agua medicinal, relvados naturais, sombras paradisíacas proporcionadas por palmeiras completamente deslocadas do habitat a que estamos habituados. Cheguei e ainda não estava nenhum turista. No mesmo dia queria partir para Cabanaconde mas ainda era bastante cedo e tinha decidido descansar por ali. A piscina convidava a um mergulho mas eu, estupidamente, não tinha levado os calções para poupar no peso. Muito má opção, estava um calor excelente para uns mergulhos.

Conheci Jimal, dono do hotel Oasis. Estive à conversa com ele e soube que apenas 7 pessoas vivem neste local. Aos poucos chegaram mais umas tantas pessoas. O grupo de franceses chegou primeiro e logo a seguir, vindo do sentido oposto, chegou Michael, um Inglês que estava a viajar há uns meses largos e tinha um aspecto bastante civilizado. Começamos a falar. Ele vinha de Ushuaia, na Argentina, e o meu objectivo era precisamente ir para lá. Recolhi excelentes informações e decidimos almoçar juntos uma pasta de pimento, arroz e lentilhas. Bom, mas pouco substancial como mais tarde se veio a revelar. Michael tem 34 anos, viaja na América do Sul com o objectivo de aprender espanhol e quer ir até ao México. Não tem data marcada para o final e parece estar bastante à vontade em questão de finanças. Era investidor económico mas com os crashes nas economias mundiais foi simpaticamente colocado na rua. Não fala mais nenhuma língua sem ser o inglês e começa a dar uns toques de espanhol. Revelou-se uma personalidade fantástica. Um pouco mais tarde, chegou um grupo de 3 franceses. Porra… há franceses como ó caraças por estes lados! Tivemos imenso tempo na conversa e, por isso, só saí às 16h. Bastante tarde, claro, já que anoiteceria em 2 horas. Sentia-me bem fisicamente e comecei a subir com um passo certo e com vontade de chegar rápido. O sol ia-se pondo ao fundo, atrás das montanhas, e a sombra ia subindo lentamente desde o vale. Sangale já estava completamente às escuras mas, no entanto, tendo em conta a altitude a que eu já me encontrava, a forca dos raios continuavam a marcar-me a cara. Caminhava ininterruptamente para ganhar tempo e parecia estar a ganhar o duelo com o sol. Ia atingir o topo, num desnível de 1.300 metros, antes do anoitecer. Mas a verdade não foi essa. O sol, a quem eu pensava dar liberdade depois de chegar ao cume, aprisionou-me na encosta, na sua escuridão.

A última luz continuava a ser suficiente para caminhar mas, a falta de pausas obrigatórias para descanso tinham-se revelado cruciais para o cansaço do momento. Terminei na escuridão e comi os meus últimos rebuçados. Bebi a ultima água sem pensar se me iria fazer falta. Achei que já estava muito perto. Estava muito suado e extremamente cansado. Decidi esperar a noite plena sentado já que a teria de enfrentar alguns metros a frente. “Então, mais vale descansar e enfrenta-la já”, foi o que pensei. Tirei a minha lanterna e comecei a sentir-me sozinho. Estava completamente desgastado, sem comida, sem água e com uma lanterna que, para ajudar, já tinha as pilhas fracas. O topo da encosta estava já ali, mas nunca se sabe se por detrás de uma encosta não existe uma outra encosta mais alta e mais difícil de vencer. Sabia que não. Tinham-me dito que eram 2h a subir e o resto era plano. Já tinham passado 2 horas e tinha feito toda a parte inicial do caminho com bastante rapidez. O suor começou a ficar gelado e eu não conseguia dar 10 passos sem parar para descansar. Estava com muita fome, estava escuro e só as estrelas me faziam companhia, mas de nada me valiam. A lua não estava lá naquele dia. Já numa fase em que contaria fazer o resto da viagem em pelo menos 2 horas pausadamente e descansando no final de cada recta do caminho que serpenteava a montanha comecei a ouvir uma música ao fundo. Alguém estava a subir a montanha. Sabia porque a música se estava aproximar e o som vinha de baixo. Quem seria? Agasalhei-me.

Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.