Kit de Viagem

senegal transportes locais

Transportes locais no Senegal

Avião
A Air Senegal (grupo Royal Air Maroc) liga várias cidades do país como, por exemplo, Dakar, Saint-Louis, Tambacounda e Ziguinchor. Existem também algumas empresas de táxi aéreo e voos privados, que operam nos aeroportos secundários e aeródromos e fazem viagens mais pessoais e “à medida” para os destinos menos acessíveis. Sem grandes alarmismos, gostava apenas de lembrar que África é, de longe, o continente onda acontecem mais acidentes de avião.

Aluguer de carro
Alugar carro é caro. Um médio/económico custa cerca de 500 EUR por semana. Um jipe vai para dobro. As principais agências internacionais que operam lá são a Hertz, Avis, Budget, Europcar. Além deste custo, é preciso não esquecer da gasolina, estacionamentos e arrumadores. As estradas principais são razoáveis, seguindo o padrão standard da África Ocidental, e ligam as maiores cidades do país bem como as fronteiras com os vizinhos Mauritânia, Gâmbia e Guiné-Bissau. As estradas nacionais (melhores) são designadas pela letra N; as regionais pela letra R. Principais eixos rodoviários (ver mapa):

N1: Dakar – Mbour – Fatick – Kaolack – Kaffrine – Koungheul – Koussanar – Tambacounda – Kidira
N2: Pout – Thiès – Tivaouane – Kébémer – Louga – SaintLouis – RichardToll – Dagana – Ourossogui – Kidira
N3: Thiès – Khombole – Bambey – Diourbel – Mbacké – Touba – Dahra – Linguère – Ourossogui
N4: Kaolack – Nioro du Rip – Medina Sabakh – (Gambia) – Bignona – Ziguinchor
N5: Kaolack – Sokone – (Gambia) – Diouloulou – Bignona
N6: Tambacounda – Vélingara – Kounkane – Kolda – Goudomp – Ziguinchor
N7: Ourossogui – Tambacounda – Missira – Parc national du Niokolo-Koba – Kédougou

A primeira auto-estrada senegalesa está em construção (por uma empresa portuguesa) entre Dakar e Diamniadio. Esta nova via, que nasceu da necessidade de resolver o problema caótico da entrada e saída da capital, entrará em serviço em 2012 e vai servir igualmente o novo aeroporto também em construção.

Barco
Barco SenegalDuas vezes por semana o ferry de nome Aline Sitoe Diatta liga Dakar (partidas às Quartas e Sextas) e Ziguinchor (partidas às Quintas e Domingos). A viagem demora cerca de 20 horas e o preço é de 47 EUR em primeira classe (cabine com 2 camas). Um barco que a maioria dos viajantes vai usar é o que liga Dakar à ilha de Goreé (ilha do escravos). Há vários horários por dia (ida e volta) e viagem demora cerca de 20 minutos.

Car-rapid

Os Car-rapid, cheios de decorações coloridas e religiosas, são parte integrante da cultura e paisagem Senegalesa. Os mais antigos e divertidos são os azuis e cor-de-laranja; depois também há umas carrinhas Mercedes brancas, relativamente mais modernas e confortáveis.Car-rapid Senegal Os passageiros viajam em bancos corridos e há sempre lugar para mais um. Ou dois, ou dez! Estas carrinhas têm imensas rotas e cobrem praticamente qualquer trajecto (urbano e interurbano), sendo o meio de transporte mais utilizado pelas populações locais de classe baixa. É raro ver turistas nos car-rapid mas é perfeitamente suportável para distâncias curtas. Como o próprio nome indica, são “rapids” e movem-se pelo meio do trânsito caótico de Dakar e pelas perigosas estradas do país de uma maneira que já lhe valeu o cognome de “Sem medo da morte”. A não perder, pelo menos uma vez na vida!

Táxis
Taxi SenegalSão um transporte bastante utilizado no Senegal, principalmente dentro das cidades e em pequenos trajectos entre cidades próximas. Pintados de preto e amarelo, os carros estão, na sua maioria, em péssimo estado. Alguns mesmo a caírem de podres. Uma viagem desde o aeroporto até ao centro de Dakar, deverá custar cerca de 3.000 CFA (4,5 EUR). Á noite, os preços podem aumentar para o dobro. Estes táxis serão, provavelmente, a forma mais eficiente de andar em Dakar e noutras cidades mas, para trajectos mais longos entre cidades, é melhor procurar um carro em melhores condições.

Autocarro urbano de Dakar (Dem Dikk)

Dem Dikk significa “Ida e Volta”. Estes autocarros têm rotas que cobrem toda a cidade de Dakar e são outra forma eficiente e barata de deslocação. Ver website

,

No comments yet.

Deixe o seu comentário