Kit de Viagem

comboio tailandia

Comboio e autocarro de Bangkok para Krabi e Phuket

A Tailândia é um país conhecido pelos esquemas de turismo montados para “apanhar” os viajantes, fazendo-os muitas vezes perder tempo e dinheiro desnecessariamente. Um deles é o conhecido e muitas vezes já relatado trajecto de comboio + autocarro desde Bangkok até Krabi ou Phuket, via Surat Thani, para depois se seguir para as ilhas Koh Lanta, Koh Jum, Phi Phi, etc.

Neste artigo pretendo dar indicações precisas e detalhadas para fazer a viagem desde Bangkok até Krabi ou Phuket de forma totalmente independente, evitando as agências e os transportes privados organizados para turistas e as suas habituais artimanhas.

A viagem desde Bangkok até Krabi ou Phuket

Guia passo-a-passo para viajar de forma independente entre a capital da Tailândia e Kabi ou Phuket, seguindo para as ilhasde Koh Lanta ou PhiPhi. Estas indicações são úteis também para quem vai para Koh Samui, Ko Pha Ngan ou Koh Tao, pois parte do percurso é comum.

1. Comprar bilhete de comboio Bangkok > Surat Thani

Pode-se comprar presencialmente na própria estação de Hua Lamphong mas, para comprar com antecedência e online desde o exterior, o que é recomendável pois os comboios costumam encher, a agência 12GoAsia é a melhor. Muito simples e de confiança! Uma boa opção é o comboio nocturno que sai às 19h30. É possível também comprar uma combinação de comboio até Surat Thani + autocarro/ónibus até Krabi mas, nesse caso, vai-se acabar por cair na malha das agências.

Comprar bilhetes de comboio

 

comboio bangkok krabi

Estação de comboios de Hua Lamphong, em Bangkok.

 

2. Chegar a Surat Thani e ir até à estação de autocarros Tarat Kaset 1

Ao chegar a Surat Thani, sair calmamente da estação de comboios pela porta principal e não pelas portas secundárias da vedação, evitando as pessoas das agências que vão estar aos berros e a gesticular muito, com um sentido de urgência que só serve para fazer pressão e tentar que vão com eles. Ao sair da estação, logo à esquerda deverá estar o velho autocarro público cor de laranja que leva até à bus station TaratKaset1, que para facilitar é a última paragem. Este mesmo autocarro passa ao lado do terminal de ferryboats para Koh Samui, Ko Pha Ngan e Koh Tao. São 15km de trajecto mas demora cerca de 1 hora pois o autocarro vai devagar e apanhando passageiros, a maioria pessoas locais e estudantes, pelo caminho. Custa 15 Baths.

autocarro surat thani

Este é o autocarro laranja que tem que se apanhar para o terminal de autocarros.

 

3. Passar da estação Tarat Kaset 1 para a Tarat Kaset 2

Chegando à estação Tarat Kaset 1, do outro lado da rua principal estão as ruas Talad Mai 31 e Talad Mai 33 que vão dar a Tarat Kaset 2, onde se apanha os autocarros e mini-vans para Krabi e Phuket. Caminhar até lá ignorando as investidas das agências e agentes que vão tentar ajudar e ler as tabuletas para encontrar o autocarro para o destino pretendido. Os bilhetes compram-se directamente dentro o autocarro/ónibus. Os autocarros são normais, confortáveis e com ar-condicionado e a maioria dos passageiros são locais, pois os viajantes que não seguiram este guia foram entretanto apanhados pelas agências na estação de comboios! :) O meu autocarro ia com pouca gente e o melhor é sentar do lado direito, que é onde o sol bate menos. A viagem até Krabi demora cerca de 3 horas e até Phuket cerca de 6 horas.

autocarro krabi surat thani

Tarat Kaset 1, Tarat Kaset 2 e autocarro para Krabi.

 

4. Carrinha pública do terminal ao centro de Krabi

O autocarro pára um pouco afastado do terminal de Krabi propriamente dito, que já de si fica a 4-5 km do centro de Krabi, num desterro com um toldo grande. Está lá uma pessoa de uma agência (claro!) a vender transporte para o centro, Krabi Town, a 100 Baths por pessoa. Solução: voltar a pé para a rua principal, atravessar para o outro lado e apanhar uma carrinha caixa aberta pública para Krabi. Estão sempre a passar e custa apenas 20 Baths. Na dúvida se estão a ir na direcção certa, perguntar ao motorista: “Krabi?”. E siga! O pagamento faz-se no final da viagem, depois de desmontar da carrinha.

carrinha taxi krabi

As carrinhas de transporte público em Krabi

 

5. Seguir viagem de Krabi para Koh Lanta ou ilhas Phi Phi

Para quem quer seguir viagem para Koh Lanta, o ferry parte do Kongka Pier, que fica mesmo no centro em frente ao nightmarket. Para quem vai para as Phi Phi, parte do Klong Jilad Pier, que fica ligeiramente mais para sul mas ainda na cidade. Os bilhetes podem ser facilmente comprados na véspera ou no próprio dia em qualquer uma das várias agências de Krabi ou no hotel ou hostel onde se fica a dormir.

kabri ferry boat

Kongka Pier, em Krabi, e o barco que vai para Koh Lanta.

 

Onde dormir em Krabi

É muito provável que vás ficar a dormir em Krabi pelo menos uma noite e hotéis e hostels são coisa que não falta, mas deixo aqui algumas recomendações que lugares que conheço ou já fiquei alojado.

Chan Cha Lay Guesthouse é uma guesthouse muito simpática e tranquila, muito bem localizada. Um dos melhores hotéis no centro da cidade é o Krabi River View Hotel. Em termos de hostels, já fiquei e gostei bastante do Hogwarts Hostel e fui conhecer e ouvi bons comentários do PakUp Hostel.

hotel krabi

Há várias alternativas de alojamento em Krabi.

 

E pronto! O resultado é uma viagem tranquila, sem esquemas a artimanhas e sem o stress impingido pelas agências de turismo. Feita ao teu próprio ritmo e da forma mais económica possível. Agora… toca a divertir!

,

No comments yet.

Deixe o seu comentário