Kit de Viagem

nicaragua

Destinos, roteiros e itinerários na Nicarágua

Nicarágua, a jóia esquecida da América Central

Durante muito tempo, a Nicarágua esteve meio “ofuscada” em termos de turismo. Por um lado, por causa da instabilidade social e consequente noção de insegurança e, por outro, porque os vizinhos Costa Rica e Panamá foram sendo capazes de captar mais atenção e turistas para dentro das suas fronteiras.

Actualmente, já não é segredo nenhum que a Nicarágua é um excelente destino de viagem. De qualquer forma, é ainda um país principalmente procurado por viajantes independentes, aventureiros e surfistas, que procuram fugir um pouco dos destinos de massas e gostam de andar por países com menos estrutura.

San Juan del Sur

San Juan del Sur, Nicaragua

San Juan del Sur é um bocadinho uma “party town”, que recebe muitos jovens e estudantes em férias, particularmente americanos, mas também algumas famílias. Mais do que a cidade em si, que na realidade é bastante simpática, acho que as praias próximas e mais selvagens, como Playa Marsella, Playa Maderas ou a Bahía Majagual são o seu maior atractivo. É um bom local para aprender a fazer surf, pois há várias escolas que incluem todo o material e transporte para as praias. Chega-se facilmente a San Juan del Sur de autocarro desde Rivas ou, para quem vem da Costa Rica, desde a fronteira de Penãs Blancas.

Ver alojamentos em San Juan del Sur

 

Ilha Ometepe e Lago Nicaragua

Ilha Ometepe e Lago Nicaragua

Na minha opinião, Ometepe um destino a não perder na Nicarágua. A ilha, que tem dois vulcões, está localizada em pleno Lago Nicaragua e só chegar até lá já é uma boa aventura. Uma vez lá, é possivel fazer vários passeios, trekkings, kite surf, nadar em lagoas, etc. Há autocarros públicos que ligam as principais povoações, mas a minha recomendação é alugar uma mota e passear à volta da ilha um pouco à descoberta. Para chegar a Ometepe, tem que se apanhar um barco no porto de San Jorge, ao lado de Rivas (para Moyogalpa), ou em Granada (para Altagracia).

Ver alojamentos em Ometepe

 

Popoyo

Popoyo, Nicaragua

Popoyo é um destino de sonho para surfistas. Numa terra onde está vento offshore cerca de 300 dias por ano, com duas ondas de classe internacional a “walking distance” e com várias outras a poucos quilómetros de distância, pouco mais e pode pedir. Mas o lugar é suficientemente bonito e atrativo também para não surfistas. A minha recomendação é ficar alojado na Playa Guasacate (mais alojamentos e restaurantes) ou na Playa Santana (mais isolada e um pouco mais distante) mas, para quem tem transporte próprio, há outros sitios interessantes. Para chegar a Popoyo, tem que se apanhar um autocarro ou um táxi em Rivas.

Ver alojamentos em Popoyo

 

Granada

Granada, Nicaragua

Granada é a cidade colonial mais antiga da Nicarágua e, defendem alguns historiadores, de toda a América Central. Está localizada nas margens do Lago Nicaragua e foi fundada pelo conquistador Francisco Hernandez de Cordoba, que a baptizou com o nome da sua cidade natal em Espanha. É um dos principais destinos no país devido, sobretudo, à beleza arquitectonica das suas igrejas, casas e outros edifícios. A partir de lá, pode-se visitar o pequeno arquipélago de Las Isletas e o Vulcão Mombacho, onde é possivel fazer trekkings e relaxar em água quentes. Desde Granada também é possivel apanhar um ferry para Altagracia, na ilha de Ometepe.

Ver alojamentos em Granada

 

Manágua

Managua, Nicaragua

A capital da Nicarágua poderá ser o ponto de chegada ao país, dependendo de onde se vem. Muito viajantes simplesmente não ficam em Manágua e preferem seguir directamente para Granada, que fica apenas a cerca de 40 km de distância. A cidade é um pouco caótica e perigosa (como outras capitais centro e sul americans o são) mas, tendo tendo de sobra, é sempre um experiência enriquecedora e, com algum planeamento, há algumas coisas interessantes para ver.

Ver alojamentos em Manágua

 

Léon

Leon, Nicaragua

Léon é outra cidade colonial que concorre directamente com Granada em termos de beleza arquitectónica. Também tem muitas igrejas e edíficos antigos mas é mais agitada e cosmopolita, com muitos cafés, galerias e arte urbana, e uma boa vida nocturna. Na ausência de Manágua, é uma mini capital, digamos, que vale muito a pena visitar.

Ver alojamentos em Léon

 

Vulcão Cerro Negro

Cerro Negro, Nicaragua

Fazer Volcano Boarding no Cerro Negro é uma das actividades mais populares para quem está de visita a Léon. Eu confesso que não fui porque, depois de alguns dias a fazer surf em Puerto Sandino, aquilo não me pareceu assim tão espectacular, mas aqui á várias agência e operadoras a fazer este programa e é fácil marcar de um dia para o outro.

Puerto Sandino e Miramar

Miramar, Puerto Sandino

Puerto Sandino é um destino quase exclusivamente procurado por surfistas. Tem uma das melhores ondas do mundo mas a povoação em si não tem nada de interesante, até pelo contrário, e a praia também não é grande coisa, quando comparada com outras na Nicarágua. O melhor sítio para ficar é em Miramar, onde há alguns surf camps e restaurantes. Para chegar até lá, tem que se apanhar o autocarro que vai de Manágua para Léon (ou vice-versa) e sair no cruzamento de Izapa. Daí, apanhar o autocarro que passa para Puerto Sandino e Miramar.

Corn Islands

Corn Islands, Nicaragua

As Corn Islands (Islas del Maíz) são duas pequenas ilhas paradisíacas localizadas a cerca de 70 km da costa caribenha da Nicarágua e o local ideal para passar alguns dias a relaxar depois de explorar bem o resto do país. A cidade no continente mais próxima é Bluefields e a forma mais fácil de chegar às ilhas é de avião, desde lá ou de Manágua, mas há opções mais aventureiras de autocarro e barco.

Ver alojamentos nas Corn Islands

 

Passagem para El Salvador por Potosí e Golfo de Fonseca

fronteira nicaragua el salvador

É possível passar da Nicarágua para El Salvador de barco, atravessando o Golfo de Fonseca e evitando a penosa viagem de autocarro que atravessa as Honduras. Esta é uma travessia ainda pouco utilizada por viajantes e também por isso uma grande aventura. Para fazer este trajecto, posso recomendar a empresa Ruta del Golfo.

,

14 Responses to Destinos, roteiros e itinerários na Nicarágua

  1. Luis 23/10/2017 at 02:07 #

    Esse país da Nicarágua é um belo lugar da América Central com lindas paisagens, cidades e um ótimo lugar para relaxar!

  2. Roberto de Almeida 16/10/2017 at 18:32 #

    Quanto tempo leva a travessia de barco entre Nicarágua e El Salvador?

  3. Sonia justo 08/08/2016 at 10:58 #

    Acho que tens mesmo razão, a Nicarágua é mesmo uma pérola esquecida, eu nunca pensei em lá ir, não estava nos meus planos. Agora depois de ler este artigo vou reconsiderar. Obrigada pela “chamada de atenção”.

Deixe o seu comentário