Nome oficial, localização e fuso horário
Nome oficial do país: República Socialista do Vietnam
Capital: Hanoi
Região: Ásia
Fronteiras: China, Laos e Cambodja
Fuso horário: GMT +7
Vistos para o Vietnam
Os cidadãos Portugueses ou Brasileiros precisam de obter visto prévio para entrar no Vietname. Para os viajantes que chegam de avião, o processo de pedido e obtenção do visto (carta de aprovação) é simples e pode ser feito online, e forma prática e segura, numa agência autorizada. A Vietnam-Visa.com, que foi a que sempre utilizei nas minhas viagens ao país e a que posso recomendar. Têm, inclusivamente um excelente serviço de Fast-Track, que é o ideal para evitar perdas de tempo e complicações nos aeroportos de Hanoi e Ho Chi Minh.
Para as entradas por fronteiras terrestres, o visto pode ser obtido na Embaixada do Vietname no Brasil. Para os portugueses, uma vez que não há embaixada do Vietnam em Portugal, o pedido tem que ser feito através da embaixada em Espanha ou França. Estando num país vizinho como a Tailândia, Camboja, Laos ou Myanmar, também se pode fazer o pedido do visto presencialmente numa embaixada.
Línguas faladas no Vietnam
A língua oficial do Vietname é o Vietnamita, mas algumas pessoas mais idosas ainda falam Francês por herança colonial. O Inglês é a língua estrangeira mais falada, sobretudo pelos jovens com alguma educação e pela grande maioria das pessoas que trabalha no turismo.
Cuidados de saúde no Vietnam
Além das vacinas normais que se deve ter sempre em dia (tétano, etc), os médicos costumam aconselhar a vacina contra a Hepatite A e Febre Tifóide, apesar de muitos viajantes não as tomarem e o risco ser relativamente baixo. O país está livre de Febre Amarela e o risco de Malária e Encefalite Japonesa é relativamente baixo, principalmente se as estadias nas zonas rurais forem somente de alguns dias. De qualquer forma, uma ida à Consulta do Viajante e a adopção de medidas anti-mosquito são sempre recomendáveis e os mais preocupados podem obter informações no Yellow Book e no site da MD Travel Health. Ver mais dicas sobre cuidados de saúde em viagem.
Segurança no Vietnam
O Vietnam é um país geralmente seguro para os turistas, se bem que os cuidados típicos a ter em grandes cidades são aconselháveis. Ter especialmente atenção com esquemas de imitação de agências de viagens/hotéis/táxistas. Há muitos neste país! A competição na indústria do turismo é feroz e muitas vezes desleal, com recurso a imitações e a esquemas para aldrabar turistas na qualidade dos serviços prestados e nos preços. Utilizar apenas serviços de companhias recomendadas e ter a certeza que, efectivamente, estão a utilizar a verdadeira agência de viagens/hotel e não uma cópia. Quando apanhar um táxi, pergunte com antecedência a um local qual é o preço correcto e negoceie o preço antes de entrar.
Dinheiro, cartões de crédito e custos
A moeda oficial do Vietnam é o Dong. Ver câmbio actual
Símbolo: d
Código internacional: VND
Nas zonas rurais terá sempre que pagar em Dongs, mas nos centros urbanos o Dólar Americano é aceite por todo o lado. É boa ideia trazer logo alguns dólares, se possível notas pequenas. Caixas ATM são facilmente encontradas nos grandes centros turísticos e funcionam sem problemas com os cartões normais internacionais, como Visa, Electron e Mastercard. Cartões de crédito são aceites um pouco por todo o lado, se bem que lojas mais pequenas poderão não aceitar.
Não é muito normal dar gorjetas no Vietname, se bem que sejam muito apreciadas e mesmo esperadas nos serviços mais turísticos, como em visitas guiadas em Sapa ou Halong Bay. Cuidado, alguns restaurantes adicionam automaticamente 5% a 10% de gorjeta à conta.
Alguns custos de referência:
– Refeição num restaurante médio (3 pratos): 8 Dólares
– Cerveja meio litro: 1 Dólar
– Água pequena: 0,35 Dólares
Electricidade e tomadas eléctricas no Vietnam
A corrente eléctrica no Vietnam é de 220V 50hz e as tomadas são normalmente do tipo C (pinos redondos como em Portugal). No sul pode-se também encontrar tomadas do tipo A (pinos achatados como nos EUA). Os portugueses não devem precisar, mas não é má ideia levar um adaptador para tomada de pinos achatados just in case. Os brasileiros talvez precisem mesmo!
Telecomunicações e internet no Vietnam
O indicativo internacional do Vietnam é o +84 e há cabines de telefone públicas por todo o lado. Poderá ser necessário pedir roaming contractual para usar o seu telemóvel no Vietnam, mas também é muito simples comprar um SIM card pré-pago local, pois estão à venda em qualquer local.
A internet é amplamente utilizada e existem cyber-cafés por todo o lado. É habitual os hotéis e hostels, e também muitos cafés e restaurantes, terem Wi-Fi gratuito para hóspedes.
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.
Boas, tenho viagem marcada para Vietname de 11 a 26 Janeiro 2017, lendo isso dos sleepers bus, existe alguma alternativa? Ou é só ter atençao aos preços que eles fazem? Existem outros esquemas nos sleepers bus?
Vale a pena alugar carro em alternativa aos sleepers bus de modo a puder parar e a apreciar a paisagem ou carro nao é recomendável devido aos caos nas cidades?
Obrigado
Olá Jorge! Recomendo-te que leias este artigo http://www.tempodeviajar.com/transportes-locais-no-vietnam/.
Há alternativas aos sleepers bus (avião, comboio, taxi, vans) mas, muitas vezes, os autocarros são a opção mais eficiente e barata. Esquemas há vários… mas tendo o bilhete mão, o que te recomendo é estar cedo na estação e começares a fazer fila para os melhores lugares. E ser duro quando necessário! :)
Quando a alugar carro, bem… eu acho que é uma das melhores formas de viajar em qualquer lado. Nas grandes cidades podes largar o carro e andar de transportes públicos.
Vou ao Vietnam em outubro e vou a sapa 3 dias a halong bay 2 dias Hanoi 1 dia e meio e agora a dúvida entre Hoi an e Hue quanto tempo devo despender para visitar esta duas cidades.e qual delas devo aproveitar mais? Já vi tantos comentários que estou indecisa.
Olá Beatriz! É sempre difícil fazer recomendações dessas, pois os gostos de cada um são diferentes. No entanto, neste caso parece-me consensual que Hoi An é bastante mais interessante que Hue, pelo que te recomendo a investir mais tempo lá. Aqui entre nós, se nem sequer fores a Hue também não vem mal ao mundo… ;)
Olá André,
também tenho pensado em visitar o Vietname, mas tenho lido tanto post com histórias de esquemas e mesmo de antipatia/agressividade para com os turistas e até expatriados, que estou mesmo de pé atrás (basta pesquisar “why you should never go to vietnam” e o nº de resultados continua a aumentar). É claro que o chico-espertismo existe em todo o lado, e não é por mais um euro ou dois, mas há limites… Qual é a tua experiência? Notaste diferenças entre Norte/Sul? Acho que pode ser um belo artigo… ;)
Olá Marisa!
É verdade que no Vietnam há alguns esquemas e, especialmente nos sleepers bus, podem tratar um bocado à bruta. Mas não creio que isso seja motivo suficiente para desistires da viagem.
Dá o devido a esses artigos. Usa-os apenas para recolher informação e já ires um pouco preparada e precavida.
Boa viagem!
Bom dia,
Fazendo o processo de pedido e obtenção do visto (carta de aprovação) na Vietnam-Visa.com, qual é o passo seguinte? O que temos de entregar às autoridades quando chegamos ao aeroporto em Hanoi?
Cumprimentos,
Diana
Passaporte, carta de aprovação, duas fotos tipo passe e dinheiro :)
Ninguém melhor para te esclarecer tudo que a agência recomendada no artigo. Eles são top em serviço!