Kit de Viagem

Vietnam

Informação prática para viajar no Vietnam

Nome oficial, localização e fuso horário

Nome oficial do país: República Socialista do Vietnam
Capital: Hanoi
Região: Ásia
Fronteiras: China, Laos e Cambodja
Fuso horário: GMT +7

Vistos para o Vietnam

Os cidadãos Portugueses ou Brasileiros precisam de obter visto prévio para entrar no Vietname. Para os viajantes que chegam de avião, o processo de pedido e obtenção do visto (carta de aprovação) é simples e pode ser feito online, e forma prática e segura, numa agência autorizada. A Vietnam-Visa.com, que foi a que sempre utilizei nas minhas viagens ao país e a que posso recomendar. Têm, inclusivamente um excelente serviço de Fast-Track, que é o ideal para evitar perdas de tempo e complicações nos aeroportos de Hanoi e Ho Chi Minh.

Obter visto para o Vietnam

 

Para as entradas por fronteiras terrestres, o visto pode ser obtido na Embaixada do Vietname no Brasil. Para os portugueses, uma vez que não há embaixada do Vietnam em Portugal, o pedido tem que ser feito através da embaixada em Espanha ou França. Estando num país vizinho como a Tailândia, Camboja, Laos ou Myanmar, também se pode fazer o pedido do visto presencialmente numa embaixada.

Línguas faladas no Vietnam

A língua oficial do Vietname é o Vietnamita, mas algumas pessoas mais idosas ainda falam Francês por herança colonial. O Inglês é a língua estrangeira mais falada, sobretudo pelos jovens com alguma educação e pela grande maioria das pessoas que trabalha no turismo.

Cuidados de saúde no Vietnam

Além das vacinas normais que se deve ter sempre em dia (tétano, etc), os médicos costumam aconselhar a vacina contra a Hepatite A e Febre Tifóide, apesar de muitos viajantes não as tomarem e o risco ser relativamente baixo. O país está livre de Febre Amarela e o risco de Malária e Encefalite Japonesa é relativamente baixo, principalmente se as estadias nas zonas rurais forem somente de alguns dias. De qualquer forma, uma ida à Consulta do Viajante e a adopção de medidas anti-mosquito são sempre recomendáveis e os mais preocupados podem obter informações no Yellow Book e no site da MD Travel Health. Ver mais dicas sobre cuidados de saúde em viagem.

Segurança no Vietnam

O Vietnam é um país geralmente seguro para os turistas, se bem que os cuidados típicos a ter em grandes cidades são aconselháveis. Ter especialmente atenção com esquemas de imitação de agências de viagens/hotéis/táxistas. Há muitos neste país! A competição na indústria do turismo é feroz e muitas vezes desleal, com recurso a imitações e a esquemas para aldrabar turistas na qualidade dos serviços prestados e nos preços. Utilizar apenas serviços de companhias recomendadas e ter a certeza que, efectivamente, estão a utilizar a verdadeira agência de viagens/hotel e não uma cópia. Quando apanhar um táxi, pergunte com antecedência a um local qual é o preço correcto e negoceie o preço antes de entrar.

Dinheiro, cartões de crédito e custos

A moeda oficial do Vietnam é o Dong. Ver câmbio actual
Símbolo: d
Código internacional: VND

Nas zonas rurais terá sempre que pagar em Dongs, mas nos centros urbanos o Dólar Americano é aceite por todo o lado. É boa ideia trazer logo alguns dólares, se possível notas pequenas. Caixas ATM são facilmente encontradas nos grandes centros turísticos e funcionam sem problemas com os cartões normais internacionais, como Visa, Electron e Mastercard. Cartões de crédito são aceites um pouco por todo o lado, se bem que lojas mais pequenas poderão não aceitar.

Não é muito normal dar gorjetas no Vietname, se bem que sejam muito apreciadas e mesmo esperadas nos serviços mais turísticos, como em visitas guiadas em Sapa ou Halong Bay. Cuidado, alguns restaurantes adicionam automaticamente 5% a 10% de gorjeta à conta.

Alguns custos de referência:
– Refeição num restaurante médio (3 pratos): 8 Dólares
– Cerveja meio litro: 1 Dólar
– Água pequena: 0,35 Dólares

Electricidade e tomadas eléctricas no Vietnam

A corrente eléctrica no Vietnam é de 220V 50hz e as tomadas são normalmente do tipo C (pinos redondos como em Portugal). No sul pode-se também encontrar tomadas do tipo A (pinos achatados como nos EUA). Os portugueses não devem precisar, mas não é má ideia levar um adaptador para tomada de pinos achatados just in case. Os brasileiros talvez precisem mesmo!

tomadas vietnam

tomadas vietnam

Telecomunicações e internet no Vietnam

O indicativo internacional do Vietnam é o +84 e há cabines de telefone públicas por todo o lado. Poderá ser necessário pedir roaming contractual para usar o seu telemóvel no Vietnam, mas também é muito simples comprar um SIM card pré-pago local, pois estão à venda em qualquer local.

A internet é amplamente utilizada e existem cyber-cafés por todo o lado. É habitual os hotéis e hostels, e também muitos cafés e restaurantes, terem Wi-Fi gratuito para hóspedes.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas. Faça como eu!
Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram


,

41 Responses to Informação prática para viajar no Vietnam

  1. Rui 07/02/2018 at 17:39 #

    Olà! Posso comprar o visto de entrada no aeroporto, Certo?

    • André Parente 13/02/2018 at 02:31 #

      O visto propriamente dito, é comprado/pago no aeroporto. O que precisas é da carta de aprovação que uma agência pode tratar. Já ouvi relatos de pessoas que chegam lá sem a carta de aprovação e conseguem resolver na altura. É uma questão do quão propenso ou avesso ao risco és… ;)

Deixe o seu comentário