Kit de Viagem

Pha That Luang, Laos

Informação prática para viajar no Laos

Nome oficial, localização e fuso horário

Nome oficial do país: República Democrática Popular Lao
Capital: Vientiane
Região: Indochina, Ásia
Fronteiras: China, Vietname, Cambodja, Tailândia e Myanmar
Fuso horário: GMT +7

Visto para o Laos

Tanto os cidadãos portugueses como os cidadãos brasileiros necessitam de visto para entrar no Laos. O visto poderá ser obtido através das embaixadas e consulados do Laos ou à entrada do país (Visa On Arrival) e é atribuído por um período máximo de 30 dias, podendo ser solicitadas até duas extensões de permanência através do Gabinete de Imigração em Vientiane. Os passaportes deverão ter um prazo de validade mínimo, à data de entrada no Laos, de 6 meses e deverão ser acompanhados por 2 fotografias tipo passe. Alguns links úteis:
Portal de Turismo Laos
Departamento de Emigração do Laos
Embaixada de Portugal na Tailândia
Embaixada do Brasil na Tailândia

Idiomas falados no Laos

A língua oficial do Laos é o Laociano. É uma lingua bastante parecida com o tailandês pelo que estes dois povos se entendem relativamente bem. O Laociano está dividido por cinco dialectos: o Laociano de Vientiane (o mais largamente falado no país); do Norte (Prabang); do Nordeste (Xieng Khouang); do Centro (Khammouane); e do Sul (Champassak). Tendo em conta o facto do Laos ter feito parte do antigo império colonial francês, a língua francesa é bastante falada por todo o país, principalmente pelas gerações mais antigas, mais ainda que o inglês que começa apenas agora a ser usado pelas gerações mais novas.

Cuidados de saúde no Laos

Todas estas informações abaixo não dispensam uma visita à Consulta do Viajante com uma antecedência de aproximadamente 4 a 6 semanas.

Aldeia rural no Laos

Para além das vacinas de rotina que deverão estar em dia, para quem vai viajar para o Laos são, adicionalmente, recomendadas as seguintes:

  • Hepatite A: uma doença transmissível através de água e comida contaminada
  • Febre Tifóide: também transmissível através de água e comida contaminada e particularmente recomendada a quem planeia viajar por cidades mais pequenas ou zonas rurais do Laos
  • Encefalite Japonesa: recomendada a quem planeia viajar por zonas rurais do país, sendo transmitida através da picada de um mosquito infectado e encontrando-se de forma mais activa no norte, centro e sul do Laos
  • Raiva: principalmente recomendada a quem planeia passar muito tempo em actividades exteriores como acampar, trekking, escalada, etc, a quem possa vir a passar muito tempo com animais e a crianças pequenas que tendem a brincar com animais na rua
  • Febre Amarela: uma vacina não obrigatória para cidadãos portugueses, mas obrigatória para cidadãos brasileiros oriundos de determinadas áreas do Brasil

A Malária está espalhada por todo o país, excepto em Vientiane, recomendado-se a profilaxia através do recurso a Mefloquina, Malarone ou Doxycyclina. Atenção: a Mefloquina não é eficaz nas provincias de Bokeo e Louang Namtha, na fronteira com Myanmar, e nas províncias de Saravane e Champassack, na fronteira com a Tailândia.

Para informações mais detalhadas consulte o Yellow Book do Laos, do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças do Governo Americano, que é a enciclopédia que todos os médicos usam nas Consultas do Viajante.

É importante ter alguns outros cuidados especiais durante a viagem pelo Laos, de forma a evitar eventuais complicações de saúde, como por exemplo: beber sempre água engarrafada, evitar gelo nas bebidas, comer fruta que tenha sido previamente descascada ou cozida, evitar carne e peixe crus ou mal cozinhados, etc.

Segurança no Laos

O Laos é um país bastante seguro para viajantes, incluindo mulheres que viajam sozinhas, com um índice de criminalidade bastante baixo. No entanto, em viagem é sempre importante tomar as habituais precauções para evitar situações menos agradáveis. Os principais crimes cometidos são maioritariamente não-confrontativos e incluem roubos por esticão (quase sempre em motas) ou roubos de ocasião. Os pequenos roubos são mais frequentes em Vang Vieng devido ao comportamento descuidado de turistas embriagados. Na capital, Vientiane, é necessário ter um pouco mais de atenção junto ao rio e em ruas menos iluminadas fora do centro. As mulheres poderão sentir-se bastante seguras ao viajar pelo Laos, sendo um país de pessoas pacíficas e hospitaleiras e onde existe respeito por parte dos homens. Os únicos perigos com que se deverão preocupar são mesmo aqueles relacionados com pequenos furtos.

Dinheiro, cartões de crédito e onde cambiar

dinheiro laos

A moeda oficial do Laos é o Kip (LAK)  Ver câmbio actual
Código internacional: LAK
Símbolo: ₭ ou ₭N

As transacções do dia a dia são feitas através de Kip, no entanto é possível que para compras de valores superiores possam ser feitas transacções em Dólares Americanos ou Bahts Tailandeses.

É possível trocar Dólares e Bahts por Kip em praticamente todo o lado no Laos (mercados, mini-mercados e pequenas lojas), enquanto que outras moedas internacionais poderão apenas ser trocadas em bancos e casas de câmbio licenciadas nas grandes cidades. Se planear deslocar-se para zonas rurais do país é aconselhado que leve uma quantia razoável de Kip tendo em conta a dificuldade ou impossibilidade de levantar dinheiro nesses locais.

Não é possível pagar com cartão Visa em todo o lado. Normalmente, são aceites apenas em hotéis de topo ou grandes lojas, podendo ser cobrado uma taxa de 3 a 5% sobre o valor. Quanto às gorjetas, não é prática corrente no Laos, a não ser em restaurantes turísticos onde poderá ser dada uma gorjeta de 10% sobre o valor da conta.

Alguns custos de referência:
* Garrafa de água pequena: 2,85 LAK
* Coca-Cola pequena: 6,30 LAK
* Cerveja meio litro: 9,75 LAK
* Refeição barata: 16,25 LAK
* Tuk Tuk aeroporto Luang Prabang para centro cidade: 50,000 LAK

Tomadas e corrente eléctrica no Laos

A corrente eléctrica no Laos é de 230V 50Hz.
Existe uma grande variedade de tomadas usadas no Laos: as de 2 pinos redondos, as de 2 pinos achatados, as de 2 pinos achatados com um pino redondo e as de 2 pinos redondos com um extra pino, pelo que se recomenda que tenha sempre consigo um adaptador universal que poderá ser facilmente adquirido lá. No entanto, as mais largamente usadas são as de 2 pinos achatados e de 2 pinos redondos.

tomada laos tomada laos

Telecomunicações e Internet no Laos

O indicativo internacional do Laos é o +856. Existem telefones públicos em Vientiane e nas principais cidades do Laos, no entanto é necessário um cartão para poder fazer chamadas, que poderá ser adquirido em qualquer estação dos correios, lojas de telecomunicações e outras lojas.

Existem 4 operadoras de telemóveis no Laos, sendo que duas delas têm acordo de roaming com mais de 100 operadoras a nivel mundial: a Lao Telecom e a Beeline. Para estadias mais prolongadas, de forma a reduzir custos, é sempre aconselhável a aquisição de um cartão SIM local no aeroporto ou em qualquer loja de telecomunicações sendo possível fazer carregamentos de forma fácil em qualquer mini-mercado, loja de telemóveis ou pequena loja de beira de estrada.

É bastante fácil aceder a Wi-Fi de forma gratuita em praticamente todo o lado, quer em cybercafés, quer em cafés ou restaurantes locais, sendo que em zonas rurais a ligação poderá ser um pouco mais lenta.

2 Responses to Informação prática para viajar no Laos

  1. Washington 16/07/2016 at 00:10 #

    Oi eu gostaria de saber como faco para conseguir o visto de permanecia no Laos e se muito rigoroso como em outros paises como o EUA ??

    • André Parente 17/07/2016 at 19:31 #

      Olá Washington! Não faço ideia… aconselho-te a contactares os serviços de Imigração do Laos para obteres essa informação. Boas viagens!

Deixe o seu comentário