Kit de Viagem

Torres Petronas, Malásia

Informação essencial para viajar na Malásia

Nome oficial, localização e fuso horário

Nome oficial do país: Malásia
Capital: Kuala Lumpur
Região: Sudeste Asiático
Fronteiras: Tailândia. Fronteiras marítimas com a Indonésia, Singapura e Vietname.
Fuso horário: GMT +8

Vistos para a Malásia

Tanto os cidadãos portugueses como os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar na Malásia, desde que a estadia não exceda os 90 dias. Os passaportes deverão ter um prazo de validade mínimo, à data de entrada na Malásia, de 6 meses. Alguns sites úteis:
Turismo da Malásia
Ministério dos Negócios Estrangeiros Malásia
Embaixada de Portugal na Tailândia
Embaixada do Brasil na Malásia

Idiomas falados na Malásia

A língua oficial da Malásia é o Malaio. O inglês é uma lingua obrigatória nas escolas e é largamente usado nas grandes cidades assim como nas principais zonas turísticas do país. Existe, igualmente, um tipo de inglês coloquial chamado “Manglish”, falado essencialmente nas zonas urbanas e que consiste numa mistura de inglês, Malaio e outras linguas. O Bahasa indonésio é bastante parecido com o Malaio e falado nas zonas junto à fronteira com a Indonésia.

Cuidados de saúde na Malásia

Todas estas informações abaixo não dispensam uma visita à Consulta do Viajante com uma antecedência de aproximadamente 4 a 6 semanas.

Mapa da Malásia

Para além das vacinas de rotina, que deverão estar em dia, para quem vai viajar para a Malásia podem ser, adicionalmente, recomendadas as seguintes:

  • Hepatite A: uma doença transmissível através de água e comida contaminada.
  • Febre Tifóide: também transmissível através de água e comida contaminada e particularmente recomendada para quem planeia viajar por cidades mais pequenas ou zonas rurais da Malásia.
  • Encefalite Japonesa: recomendada para quem planeia viajar por um mês ou mais pela Malásia, principalmente por zonas rurais, sendo transmitida através da picada de um mosquito infectado.
  • Raiva: principalmente recomendada a quem planeia passar muito tempo em actividades exteriores como acampar, trekking, escalada, etc, a quem possa vir a passar muito tempo com animais e a crianças pequenas que tendem a brincar com animais na rua.
  • Febre Amarela: uma vacina não obrigatória para cidadãos portugueses, mas obrigatória para cidadãos brasileiros oriundos de determinadas áreas do Brasil.

A profilaxia da Malária é especialmente recomendada nas zonas rurais do Bornéu Malaio (províncias de Sabah e Sarawak) e nas zonas florestadas e pouco desenvolvidas do interior da Malásia peninsular, através do recurso a Mefloquina, Malarone ou Doxycyclina. Não existe qualquer risco de malária nas zonas de costa e urbanas.

Para informações mais detalhadas consulte o Yellow Book da Malásia, do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças do Governo Americano, que é a enciclopédia que todos os médicos usam nas Consultas do Viajante.

É importante ter alguns outros cuidados especiais durante a viagem pelo país, de forma a evitar eventuais complicações de saúde, como por exemplo: beber sempre água engarrafada, evitar gelo nas bebidas, comer fruta que tenha sido previamente descascada ou cozida, evitar carne e peixe crus ou mal cozinhados, etc.

Segurança na Malásia

A Malásia é um país bastante seguro, incluindo para mulheres que viajam sozinhas, sendo praticamente inexistentes os crimes violentos contra turistas. No entanto, em viagem é sempre importante tomar as habituais precauções para evitar situações menos agradáveis. Os crimes mais registados estão relacionados com roubos por esticão e pequenos furtos, que ocorrem com maior regularidade em Kuala Lumpur e Penang após o anoitecer ou em zonas menos favorecidas da cidade. É importante ter especial atenção a crimes relacionados com a clonagem uso abusivo de dados dos cartões de crédito, sendo recomendado que os use apenas em estabelecimentos reconhecidos.

Dinheiro, cartões de crédito e onde cambiar

Dinheiro da Malásia

A moeda oficial da Malásia é o Ringgit (MYR) Ver câmbio actual
Código internacional: MYR
Símbolo: RM

Existem caixas ATMs espalhadas por todas as cidades e a maioria aceita Visa, Mastercard e outros cartões, sendo um pouco mais dificil encontrá-las nas zonas rurais. É possível trocar dinheiro em praticamente todos os bancos comerciais e casas de câmbio que se encontram com bastante facilidade nas zonas turísticas, centros comerciais e aeroportos. Conseguirá uma taxa de câmbio melhor fora dos aeroportos, KL Sentral Station e hotéis. Poderá, no entanto, ser dificil trocar dinheiro fora dos principais pontos e destinos turisticos. Os cartões de crédito são aceites em praticamente todos os hotéis, restaurantes e centros comerciais.

As gorjetas não são habituais, sendo algo opcional, embora alguns restaurantes possam cobrar uma taxa de serviço de 10%.

Alguns custos de referência:
* Garrafa de água pequena: 1.30 MYR
* Lata de Coca-Cola: 2.25 MYR
* Cerveja pequena: 10.00 MYR
* Refeição barata: 8.00 MYR
* Táxi (início): 3.00 MYR

Tomadas e corrente eléctrica na Malásia

A corrente eléctrica na Malásia é de 240V 50Hz.
A principal tomada eléctrica usada na Malásia é a Tipo G, de 3 pinos grossos achatados, pelo que é essencial levar um adaptador.

Tomada Malásia

Telecomunicações e Internet na Malásia

O indicativo internacional da Malásia é o +60. Apenas alguns telefones públicos oferecem a possibilidade de realização de chamadas internacionais. Aceitam moedas ou cartões pré-pagos que podem ser adquiridos em lojas de conveniência ou em lojas da operadora nacional TM Telekom Malaysia, sendo que alguns poderão aceitar cartões de crédito internacionais.

Existem 3 operadoras de telemóveis na Malásia: a Celcom (a mais indicada caso pretenda passar algum tempo nas zonas remotas de Sabah e Sarawak), a DiGi e a Maxis. Para estadias mais prolongadas, de forma a reduzir custos, é sempre aconselhável a aquisição de um cartão SIM local no aeroporto ou em qualquer loja de telecomunicações

É bastante fácil aceder a Wi-Fi de forma gratuita em praticamente todo o lado. É cada vez mais raro encontrar cybercafés mas eles ainda existem caso necessite de acesso a um computador com valores por hora desde os RM1.00 e os RM5.00 O acesso à Internet será mais limitado (ou mesmo inexistente) nas selvas e nas áreas mais remotas da Península e no Bornéu Malaio.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram


,

8 Responses to Informação essencial para viajar na Malásia

  1. Isabel Guimaraes 02/10/2016 at 15:08 #

    Olá André, boa tarde! se for preciso ir de urgência para Kuala Lumpur (familiar doente sozinho lá) o que fazer? já não viajo há algum tempo e não é um destino ao virar da esquina … Obrigada!

    • André Parente 03/10/2016 at 07:22 #

      Olá Isabel! Não sei se entendo totalmente a pergunta, mas… Diria que, basicamente, é comprar o bilhete e levar passaporte com pelo menos 6 meses de validade, com explicado no artigo.

Deixe o seu comentário