Kit de Viagem

macau-rua-decorada

Guia de viagem e dicas para visitar Macau

Informação essencial para viajar em Macau

Nome oficial: Região Administrativa Especial de Macau (RAEM)
Região: Ásia
Fronteiras: China
Fuso horário: GMT+8

As línguas oficiais de Macau são o Português e o Cantonense, mas o Inglês e o Mandarim também são vulgarmente falados pela generalidade da população local e com os turistas.

Vistos para Macau

Não é necessária a obtenção de visto prévio para a entrada no território de Macau, quer para cidadãos Portugueses quer para Brasileiros. É apenas necessário passaporte com data de validade de pelo menos 6 meses. O visto é obtido, gratuitamente, em qualquer das fronteiras terrestre, marítima ou aérea e tem uma validade de 90 dias. Links úteis:
Consulado de Portugal em Macau
Embaixada de Portugal em Pequim
Consulado do Brasil em Hong Kong e Macau

Cuidados de saúde

Além das vacinas normais que devemos ter em dia, não são necessárias vacinas especiais para viajar para Macau. Também não é necessária qualquer tratamento de profilaxia da Malária. No entanto, deve-se ter especial cuidado durante o Verão e época das chuvas, tomando precauções especiais contra a picadela de mosquitos, uma vez que por vezes são declarados casos de Dengue no território. Os mais preocupados podem sempre ir à Consulta do Viajante ou obter mais informações no Yellow Book. Clique no link seguinte para ler outras dicas sobre cuidados de saúde em viagem.

Segurança

Macau é uma cidade muito pacata e bastante segura, praticamente sem registo de crimes violentos. Deve-se, como é normal em zonas de muito movimento e turismo, ter especial atenção com potenciais crimes menores como o roubo de carteiras, máquinas fotográficas, etc. Em todo o caso, é um destino bastante seguro para saídas a qualquer hora do dia ou da noite, sozinho ou acompanhado, e mesmo para mulheres que viajam sozinhas.

Dinheiro e cartões de débito e crédito

A moeda local de Macau é a Pataca, que vale cera de 0,1 Euros. Ver câmbio actual.
Símbolo: MOP$
Código Internacional: MOP

Também se pode usar sem dificuldades dólares de Hong Kong (HKD, $) ou Renminbi Chineses (CNY, ¥).

Trocar dinheiro em Macau é muito fácil, quer seja em Bancos ou Casas de Câmbio que se encontram espalhadas um pouco por toda a cidade. As cotações são mais ou menos iguais, mas as Casas de Câmbio encontram-se normalmente abertas ate às 23h, enquanto que os Bancos só até as 16h. Dica: O Câmbio do Hotel Lisboa é onde se encontra as melhoras taxas (entra-se pela porta lateral na rua).

Também é muito fácil fazer levantamentos com cartões de débito. Há milhares de caixas espalhadas por todo o território e aceitam todos os cartões a nível mundial. O mesmo se passa com pagamento com cartões de crédito Visa, MaterCard, AmericanExpress ou outros, pois são aceites em quase todos os estabelecimentos e a maioria deles não cobra qualquer taxa extra.

Em Macau existe o hábito de dar gorjeta em restaurantes e afins, mas não existe um valor pré-estabelecido. Isso já depende de cada um. Alguns custos de referência:
– Garrafa de água: 6 MOP$
– Coca-Cola: 7 MOP$
– Cerveja: 9 MOP$
– Refeição barata: 35 MOP$
– Refeição cara: pode ir de 100 MOP$ a muitos milhares de MOP$
– Táxi dentro da cidade: bandeirada 15 MOP, que dura 3KM ou 8min; depois acresce 3 MOP por cada 800 metros.

Electricidade e corrente eléctrica

A corrente eléctrica em Macau é de 220V e as tomadas sao do tipo D ou G. É preciso levar adaptador para usar fichas eléctricas europeias, mas em qualquer esquina é possível comprar um por cerca de 10 MOP.

Tomada tipo DTomada tipo G

 

 

Telecomunicações e Internet

O indicativo internacional de Macau é o +853. É fácil encontrar telefones públicos em locais mais turísticos mas é preciso adquirir um cartão com minutos para falar. Os telemóveis de redes Portuguesas e Brasileiras funcionam com roaming normal. No entanto, para estadias longas, poderá compensar comprar um cartão SIM pré-pago de uma operadora local como a CTM, a 3 e a SmarTone. Existe uma panóplia deles que podem ser adquiridos em centenas de estabelecimentos de telecomunicações espalhados pela cidade.

Não é muito fácil encontrar cybercafés e Wi-Fi disponível em Macau, já que a maioria das pessoas adquire um pacote de rede com dados à chegada ao território de forma a poder usar net no seu Smartfone. É possível encontrar Wi-Fi gratuito na maioria dos grandes hotéis mas raramente em restaurantes, cafés, etc.

Clima em Macau e quando ir

O clima em Macau é subtropical húmido. A temperatura média anual é de 22°C, sendo no Verão de 30°C e no Inverno 15°C. A região está localizada numa zona de monções que causam alterações significativas no tempo. Por esta razão, a chuva é muito frequente e muitas vezes intensa, atingindo o seu auge no Verão.

Clima em Macau

A melhor altura para visitar o território é entre Março e Abril ou entre Outubro e Novembro, quando as temperaturas são mais amenas e não há grandes enchentes de turistas. Em todo caso, com o turismo e o jogo a crescerem tão rapidamente, hoje em dia já é difícil evitar grandes enchentes de pessoas.

Apesar de ser uma época muito movimentada, o Ano Novo Chinês é uma altura interessante para visitar o território. Mas conte com preços mais elevados, hotéis cheios, transportes e atracções turísticas sobrelotados, etc. Esta é a maior festividade do país e a única época do ano em que a maioria dos chineses tira férias.

Para ver o tempo actual em Macau, clique no link Tempo em Macau.

Como ir e chegar até Macau

Não existem voos directos de Portugal ou do Brasil para Macau, pelo que teremos sempre de fazer, pelo menos, uma escala. De qualquer forma, sendo uma cidade pequena, uma visita a Macau está normalmente incluída num itinerário por outros países do Sudeste Asiático, como Tailândia, Vietnam, CambojaLaos ou mesmo numa viagem à própria China.

Desde a Europa ou América, via Hong Kong

A maioria das companhias aéreas voam para o Aeroporto Internacional de Hong Kong, sendo normalmente esta a via de entrada em Macau para quem vem de outro continente. Depois, é possível apanhar um ferry que desloca os passageiros para a cidade, sem que estes tenham sequer de sair do aeroporto. Ver todas as informações, horários e preços no site da TurboJet.

ferry boat macau

Pesquisar voos para Hong Kong

 

Desde outros países Asiáticos

Existem várias companhias aéreas lowcost a viajar para o Aeroporto Internacional de Macau, conectando a região com todo o resto da Ásia, como por exemplo a Air Asia, TigerAir, Air Busan ou Cebu Pacific. No website do aeroporto podemos ter acesso a todas a informações úteis, assim como uma lista de todas as companhias aéreas que para lá voam.

Aeroporto de Macau

Pesquisar voos para Macau

 

Fronteira terrestre com a China

Como Macau tem fronteira terrestre com a China, pode-se circular por terra entre ambos os países. Esta fronteira faz ligação a Zhuhai e é possível adquirir o visto directamente no posto de controlo, desde que a visita seja apenas a Zhuhai e tiver uma duração máxima de 3 dias.

Se quisermos permanecer mais dias na República Popular da China, ou mesmo continuar a nossa viagem através do país, então será necessário vistos chineses, que podem ser tirados numa agência de viagens local. Recomendo, por exemplo, a seguinte:

Grand Tour&Travel Ltd.
Av. De D. Joao IV, 9, Centro Comercial ‘Iat Teng Hou’, R/C-T
Av. Amizade. S/N R/C, Room 1016, Edif, New Jetfoil Terminal
www.cts.com.mo

Hotéis, alojamentos e onde dormir em Macau

O que não falta em Macau são locais para ficar. Na verdade, o território está repleto de casinos e em cada um deles está também um hotel. Os preços podem, naturalmente, variar muito dependendo da qualidade, localização e condições.

hotel grand hyatt macau

Apesar de ser fácil arranjar alojamento em Macau, aconselho a ter, pelo menos, a primeira noite reservada, quanto mais não seja por uma questão de simplicidade logística e segurança. Quer entre no território por via marítima, aérea ou terrestre vai ser de certeza bombardeado com agentes de hotéis a tentar angariar mais um cliente. Mais uma razão para reservar com antecedência e, assim, evitar essas confusões à chegada.

No que a preços diz respeito, podemos encontrar alojamento para todas as bolsas, desde os mais requintados hotéis de 5 estrelas até hostels e quartos partilhados. Os valores podem variar entre as 1500 MOP e as 180 MOP por quarto duplo. Como é óbvio, se quisermos mais mordomias num hotel de 5 estrelas, podemos ter que pagar muito mais. Todas as grandes cadeias hoteleiras estão presentes em Macau, pelo que o céu é o limite!

Pesquisar hotéis em Macau

 

Deixo uma pequena lista de alguns hotéis que conheço e posso recomendar em Macau:
Ole London Hotel
Hard Rock Hotel Macau
Grand Hyatt Macau
SanVa Hospedaria

Transportes locais em Macau

Macau é uma cidade pequena e que pode ser toda visitada a pé. Mas, quando queremos dar uma volta pelas ilhas que fazem parte do território, teremos então de usar um dos vários meios de transporte disponíveis como, por exemplo, a vasta rede de autocarros que cobre toda a cidade e ilhas.

Percursos terrestres

Quem visita Macau não deverá deixar de fazer alguns percursos a pé, pois esta é a melhor forma conhecer bem a cidade. No site do Turismo de Macau tem sugestões para vários destes percursos, com excelentes mapas que se podem descarregar em pdf ou uma app para Android ou iPhone.

Eu gosto especialmente de me perder num dos muitos mercados da cidade, absorver os sons, os cheiros, divertir-me com a panóplia de produtos que lá são comercializados. Recomendo, também, a magnifica vista nocturna sobre a cidade desde da Colina da Penha e uma subida à Torre de Macau, onde os mais destemidos podem experimentar o Bungy Jump mais alto do mundo.

Mapas Macau

Autocarros

Existem três companhias rodoviárias que cobrem todo o território: a Transmac, a TCM e mais recentemente a Reolian. Os autocarros circulam entre as 6:00 e as 24:00. As tarifas variam entre 3,20 MOP dentro da cidade, 4,20 MOP para a ilha da Taipa e 6,40 MOP para a ilha de Coloane. Tem que se colocar a quantia exacta, uma vez que não há troco. Se ficar algum tempo no território e estiver a pensar andar muito de autocarro, pode adquirir um Macau Pass, no valor de 130 MOP, que traz 100 MOP para usar em viagens e 30 MOP de depósito que lhe serão devolvidas quando entregar o cartão. Este passe permite um desconto em tarifas de autocarro de 30 a 40% e podem ser adquiridos em qualquer supermercado Royal ou em lojas Transmac.

Táxis

Outra alternativa para nos deslocarmos em Macau são os táxis, que circulam constantemente por todas a ruas da cidade. E até são um meio relativamente económico: cerca de 15 MOP pela primeira bandeirada e depois 3 patacas por cada 800m. O percurso do centro da cidade para o aeroporto, que se localiza na Ilha da Taipa, custa cerca de 80 MOP.

taxis macau

Rickshaws

Um passeio rickshaw é sempre uma coisa engraçada de fazer, mas apenas como actividade turística. O preço é bastante elevado e terá de ser negociado com o ciclista. Apenas fazem o trajecto Hotel Lisboa – Templo de Ha-Má.

rickshaw macau

Free Shuttles

Se, por acaso, entrar em Macau pela fronteira de Zhuhai ou pelo terminal marítimo de Hong Kong, poderá usar um os free shuttles que transportam milhares de turistas diariamente para todos os casinos de Macau.

Onde e o que comer em Macau

Em Macau podemos encontrar restaurantes com cozinha de quase todos os cantos do mundo, e para todos os orçamentos e bolsas, mas quem lá vai não pode deixar de comer comida chinesa. Afinal estamos na China. Que sitio melhor para comer comida chinesa do que na China?!

Pratos típicos chineses

Alguns dos pratos chineses mais famosos e procurados são, por exemplo:
* Frango Frito com molho de limão 西檸雞 (Sai Leng Cai)
* Carne de Porco Agri-Doce 咕噜肉 (Ku Lou Yoc)
* Caçarola de Tofu 8 Tesouros 八珍豆腐 (Pát Tchan Tao Fu)
* Lula Frita com piri-piri e sal 椒鹽魷魚 (Chiu Yim Yau Yu)
* Massa frita com carne às tiras e molho de vegetais 濕炒肉絲麵 (Sap Cháu Yoc Si Min)
* Massa de arroz frita com bife 乾炒牛河 (Cón Cháu Ngau Hó)
* Cancon salteado com pasta de camarão 蝦醬炒通菜 (Há Cheong Cháu Thong Chói)
* Arroz Chau-Chau com peixe salgado e frango 鹹魚雞粒炒飯 (Hám Yu Cai Lap Tchau Fán)
* Misto de carne assada chinesa 燒味拼盤 (Siu Mei Pheng Phun)

Dim Sum Macau

Restaurantes recomendados

Tal como na maioria dos países da Ásia, em Macau também é relativamente fácil encontrar um sítio para comer em cada e esquina e a qualquer hora.

Um local a não perder é o Cais 22, uma típica tasca macaense situada no final da Av. Almeida Ribeiro. Aqui, em qualquer sexta ou sábado à noite, é capaz de encontrar boa parte da comunidade jovem portuguesa que reside no território.

Um dos mais famosos restaurantes de Dim Sum de Macau, com cerca de 40 anos de existência, é a casa de chá Long Wa, que fica no número 3 da Av. Almirante Lacerda.

E, claro, também a não se pode deixar de ir uma bela casa de ‘’Sopa de Fitas’’, mais conhecidas entre nós como ‘’noodles’’. Recomendo o restaurante Wong Chi Kei, situado no número 51 da Rua 5 de Outubro, onde podemos comer uns belos ‘’noodles’’por cerca de 1,5 Euros.

Casa de chá Long Wa

Para os que ficam com saudades da comida de casa, podem sempre apreciar a comida da terrinha num nos vários restaurantes portugueses que existem em Macau. Como por exemplo:
– A Lorcha: Rua Almirante Sérgio, 289 A. Excelente açorda sorda de marisco.
– A Petisqueira: Rua de S. João, 15 A/B, R/C, Taipa.‬‬‬‬‬‬‬‬‬
– O Santos: Rua de Cunha, 20, Taipa. Restaurante de bairro à verdadeira portuguesa.

, ,

4 Responses to Guia de viagem e dicas para visitar Macau

  1. Mário Duarte 05/12/2016 at 22:14 #

    Sem dúvida muito útil e esclarecedor para quem vai viajar pela primeira vez para Macau. Obrigado

  2. Claudia 30/01/2015 at 18:56 #

    Estive em Macau no mês de Novembro de 2014 e fiquei impressionada com a beleza da cidade, tudo muito limpo,organizado e os cassinos maravilhosos. Tenho uma amiga que trabalha com a companhia de Franco Dragone e tive a oportunidade de assistir aos espetáculos The House of Dancing Water e Taboo e garanto a todos que vale a pena ir a Macau só para vê-los. Quanto à hospedagem fiquei no hotel 5footwayinn Ponte 16 próximo ao centro histórico, ele é muito bem localizado em frente ao Sofitel só que com preços muito mais em conta e os serviços foram muito bons, super recomendo.

  3. Miguel Alves 09/03/2013 at 18:07 #

    Conselhos sempre úteis para quem tem a oportunidade de viajar para Macau. Excelente.

Deixe o seu comentário