Kit de Viagem

pristinelotus inle myanmar

Hotéis, alojamentos e onde ficar em Myanmar

Apesar de ser um país que esteve “fechado” ao turismo durante muitos anos, a oferta de alojamentos em Myanmar é muito variada e, genericamente, tem óptima qualidade e nível de serviço. Deixo neste artigo algumas dicas, baseadas na minha experiência no país, sobre as melhores áreas para ficar em cada um dos destinos e uma lista de alijamentos que conheci e posso recomendar.

Tipo de hotéis e alojamentos que se encontra em Myanmar

Em grandes cidades como Yagon ou Mandalay, convém reservar com antecedência para evitar andar de um lado para o outro, no meio do caos urbano, à procura de um hotel. Já em locais mais pequenos como Inle Lake ou mesmo Bagan, não haverá grande dificuldade em chegar e procurar localmente. Os hostels modernos começam a aparecer mas, desde guesthouses familiares até grandes hotéis e resorts de luxo, é relativamente fácil encontrar boas opções. No planeamento de uma viagem para este destino o alojamento é, como sempre, uma preocupação mas não é, de forma alguma, uma questão difícil de resolver.

Hotéis em Yangon (Rangoon)

best western yangon mayanmar

Hotel Best Western Chinatown, em Yangon

 

Apesar de já não ser a capital de Myanmar, depois do regime militar lhe ter retirado esse estatuto e ter construído a nova cidade de Naypyidaw especificamente para o efeito, Yangon continua a ser a maior e mais importante cidade do país e, como tal, as opções de alojamento são muitas e para todos os gostos e orçamentos.

Para uma estadia curta de alguns dias de turismo, acho que a melhor zona para ficar é downtown, mais característica e perto das principais atracções. O Hotel Best Western Chinatown foi um dos que fiquei e que recomendo vivamente, pois tem uma excelente localização, mesmo ao lado da 19th Street, a rua dos restaurantes, e a qualidade e nível de serviço habituais da cadeia Best Western, que eu gosto particularmente. Uma opção mais económica onde também fiquei e gostei é a Myint Myat Guest House. Está localizada no 7º e 8º piso de um prédio relativamente bem localizado na zona de downtown e tem uma zona comum e uma enorme varanda sobre a cidade muito agradáveis. A entrada é uma porta modesta e pode assustar a primeira vez… mas confiem!

Para uma estadia mais prolongada e/ou com algum trabalho pelo meio, penso que a zona mais moderna da cidade, a norte do Kandawgyi Lake e nas redondezas do Inya Lake, podem ser uma opção mais sossegada.

Pesquisar hotéis em Yangon

 

Hotéis em Bagan

hotel zfreeti bagan myanmar

A piscina do Hotel Zfreeti, em Bagan.

 

Bagan é um dos principais destinos turísticos de Myanmar e, como tal, alojamentos é coisa que não falta. Mas, com tanta oferta e com três zonas hoteleiras distintas (Nyaung U, Old Bagan e New Bagan), pode não ser tão imediato quanto isso encontrar um à nossa medida. New Bagan é, de longe, a zona menos interessante. Old Bagan é a zona mais turística e onde fica a maioria dos melhores hotéis e Nyaung U é, na minha opinião, a zona mais interessante para ficar pois tem um misto de turismo com vida local, muitos restaurantes e serviços de apoio.

Aqui há vários hotéis, guesthouses e hostels mas um que se destaca é o Zfreeti Hotel, com uma localização perfeita e uma maravilhosa piscina para tardes de descanso depois de andar a visitar os templos debaixo de intenso calor. No quarteirão seguinte, o Hotel Blazing pode ser uma boa opção um pouco mais económica e o Royal Bagan Hotel ou o Motel Zein, não tão bem localizados como os anteriores mas ainda dentro de uma boa zona, duas alternativas válidas. Visitei-os todos para avaliar e fazer esta recomendação.

No campo dos resorts, o Amazing Bagan Resort é uma excelente escolha, sendo também um dos pontos de partida dos passeios de balão, e o Aureum Palace Resort é um santuário isolado e exclusivo no meio da zona arqueológica.

Pesquisar hotéis em Bagan

 

Hotéis em Mandalay

hotel a1 mandalay myanmar

Quarto no Hotel A1, em Mandalay.

 

Mandalay é a segunda maior e mais importante cidade do país, pelo que é normal que a oferta de alojamento seja muita a variada. Para além do Royal Palace, as principais atracções turísticas não estão propriamente no centro a cidade e, por isso o mais importante é encontrar um hotel numa localização central, de fácil acesso e com serviços úteis à volta (hotelaria, restaurantes, agências de viagem, etc).

A maioria dos hotéis económicos e médios concentra-se na zona sul do Royal Palace, entre as ruas 26 e 35. Tal com as ruas, em Madalay muitos hotéis têm números como nome . Eu fiquei no Hotel A1 e achei óptimo! Outras boas opções na mesma zona são o M3 Hotel e o Hotel 8, mas a oferta é tanta que o melhor será pesquisar no Booking.com um do agrado e dentro do orçamento de cada um. Desde que fique nesta zona e tenha boas avaliações, será uma boa escolha de certeza!

Pesquisar hotéis em Mandalay

 

Hotéis em Inle Lake

Myanmar Treasure Resort Inle

As cabanas de luxo do Myanmar Treasure Resort, em Inle Lake.

 

Quando se fala em alojamento em Inle Lake, muitas vezes referimo-nos mais exactamente a Nyaung Shwe, a cidade mais próxima do lago e principal ponto de partida para as visitas, tours e aventuras. Não é que não existam hotéis no próprio lago mas, normalmente, estes são caros e de estilo resort. Nada contra, até acho que este é um destino onde pode valer a pena “abrir os cordões à bolsa” e aproveitar dois ou três dias de luxo. Mas, de facto, a maioria dos hotéis, principalmente os mais económicos, está na cidade. Nyaung Shwe é uma típica “tourist town”, sem estar descaracterizada mas já com muitos alojamentos, agências, restaurantes e cafés com estilo. É uma cidade com boa onda!

A cidade é pequena mas, em todo o caso, eu acho que a localização é fundamental para aproveitar a estadia da melhor forma. Assim, recomendo ficar algures nos quarteirões entre a Yone Gyi Street, que é a rua principal, e a Phaung Daw Pyan Road, e relativamente perto do canal onde se apanha os barcos para o lago, nomeadamente a oeste da ribeira que atravessa a cidade.

Eu fiquei alojado no Primrose Hotel que, não sendo mau, está longe de ser a melhor opção. Na realidade, não é difícil encontrar alojamento mesmo sem marcar com antecedência mas eu fui visitar vários hotéis e guesthouses para poder avaliar e recomendar.

O Golden Empress Hotel e o Aquarius Inn pareceram-me excelentes opções económicas que aliam localização e algum sossego e tranquilidade. O Inle Star Hotel é bom e está mesmo junto a canal, o que pode ser interessante para observar o movimento mas um pouco barulhento de manhã quando os barcos arrancam para o lago. O 81 Hotel Inlay e o Inle Cherry Queen Hotel, são dois hotéis maiores e bem localizados para quem prefere mais algum requinte e gosta de jogar pelo seguro.

Havendo orçamento para isso, ficar uma ou duas noites num dos resorts que ficam mesmo no lago é uma grande experiência. O Pristine Lotus Spa Resort Inle é maravilhoso (não fiquei lá mas o Director do hotel teve a amabilidade de me fazer uma visita guiada) e o Myanmar Treasure Resort é muito característico e o melhor sítio para ver o pôr-do-sol nas redondezas.

Pesquisar hotéis em Inle Lake

 

Hotéis em Ngapali

Ngapali Myanmar hotel

Um hotel com uma piscina mesmo em cima da praia. Ngapali, Myanmar.

 

Ngapali é o principal destino de praia em Myanmar. Apesar disso, e provavelmente porque essa não é uma prioridade para quem visita o país, esta zona de costa da Baía de Bengala ainda consegue manter-se um pouco à margem do turismo de massas. Mas isso também significa que a oferta de alojamento não é muita e a que existe é, maioritariamente, cara. Sendo possível, diria que este é o melhor local para terminar uma viagem de aventura por Myanmar, aproveitando excelentes praias com palmeiras a areais brancos para recuperar energias antes de voltar ao trabalho.

Pesquisar hotéis em Ngapali

 

Myanmar é um país fantástico e com gente ainda muito genuína! Espero que estas informações ajudem a planear uma grande viagem e recomendo também a leitura dos outros artigos sobre este destino, que podem ser encontrados no seguinte link: Dicas de viagem Myanmar.

,

One Response to Hotéis, alojamentos e onde ficar em Myanmar

  1. Sílvia Viegas 17/04/2016 at 22:25 #

    Obrigada André! Estas informações vão ser muitos úteis em breve! Continuação de boa viagem!

Deixe o seu comentário