Kit de Viagem

hotel costa rica

Hotéis e alojamentos na Costa Rica

Na Costa Rica, como em qualquer sítio do mundo do turismo, há opções de alojamento para todos os gostos e carteiras. Há bastante oferta e, regra geral, as coisas têm qualidade mas é, provavelmente, o país mais caro da América Central para viajar, principalmente quando comparado com países vizinhos como a Nicarágua, El Salvador, Guatemala ou mesmo o Panamá.

Quem tiver tempo e interesse em conhecer San Jose, recomendo ficar mesmo no centro da cidade e reservar um hotel com antecedência. Se for só para “dormir e andar”, sem passar um ou dois dias na cidade, então qualquer localização serve e o melhor será ficar mesmo em Alajuela, onde fica o aeroporto.

Fora das cidades e dos circuitos de turismo massificado, e é nisso que a Costa Rica é realmente rica, os alojamentos mais característicos e simpáticos são do tipo pousada pequena, de ambiente relaxado e familiar. Não é raro encontrar bungalows quase cima da praia ou “pendurados” nas copas das árvores. Mas há de tudo um pouco e muito dificilmente não se encontra uma solução de que se gosta.

Uma boa parte destes negócios pertence a estrangeiros que resolveram emigrar para a Costa Rica em busca de um estilo de vida mais relaxado e tranquilo o que, de certa forma, eleva um pouco a qualidade quando comparado com outros países da América Central. E os preços também!

Hotéis em San Jose

hotel balmoral san jose

Para quem chega de avião e a ideia for apenas “chegar, dormir e andar”, um hotel em Alajuela ou à entrada da cidade de San Jose, como o Tryp Sabana por exemplo, fará bem o serviço e evita o trânsito de entrada e saída do centro. Mas, para quem tem tempo e quer conhecer um pouco a cidade, recomendo ficar mesmo no centro, perto da Plaza de la Cultura ou no Barrio Amon, onde há alojamentos para quase todos os gostos. O Hotel Balmoral, onde já fiquei com a minha família, e o Hotel Presidente são as referências e têm uma localização excelente. Um pouco mais económicos, o Hotel Inca Real, onde também já fiquei, o Hotel Kekoldi e o Hemingway Inn são boas opções. Para quem chega e parte de autocarro, recomendo o Hotel Quinta Avenida, muito perto do terminal Coca Cola e de outros terminais de autocarros.

Hotéis em Arenal e La Fortuna

hotel arenal paraiso

O vulcão Arenal é uma das principais atracções da Costa Rica. Os alojamentos mais baratos estão na cidade de La Fortuna e também há muitos hotéis pela estrada fora que circunda o vulcão. Para uma experiencia menos citadina, recomendo ficar num desses da estrada, se possível mais perto e com vista para o vulcão. Já fiquei duas vezes no Arenal Paraiso e, não havendo restrições orçamentais e sabendo que há outras boas opções, voltaria sempre a ficar. As casinhas são muito fixes, tem vistas para o vulcão e… um circuito de piscinas naturais de água quente! Wowww! Outra excelente opção que me foi recomendada por um amigo, mesmo no meio do parque natural e com a melhor vista possível para observar as erupções, é o Arenal Observation Lodge.

Hotéis em Liberia

hotel liberia costa rica

Liberia é mais uma cidade de passagem, para quem vem de Arenal para Guanacaste ou para quem está a entrar/sair da Costa Rica via Nicarágua, do que propriamente um destino em si. A minha recomendação é o Hotel Liberia, que fica mesmo o centro, numa casa colonial, e é muito simpático e confortável. Outras alternativas são a Casa de Papel / Posada de la Calle Real e, para quem gosta de jogar pelo seguro, o Hotel Best Western El Sitio.

Hotéis em Tamarindo e Avellanas

hotel pasatiempo tamarindo

Em Tamarindo pode-se encontrar vários hotéis e hostels, pois é uma das zonas mais turísticas da Costa Rica. Um bocado demais até. Um dos hotéis de referência é o majestoso Tamarindo Diria, mas nunca lá fiquei. Fiquei uma vez com a minha família no Hotel Pasatiempo e posso recomendar, pois é confortável e consegue-se tranquilidade no meio da confusão. Em Avellanas já não há tantas opções de alojamento. Fiquei alguns dias no Mauna Loa e gostei muito. As Cabinas Las Olas têm um passadiço directo para a praia e são uma excelente opção para não ter que pegar no carro. A opção mais económica de Avellanas são as Cabinas El Leon.

Hotéis em Mal Pais e Santa Teresa

cabinas el bosque

Há muitos alojamentos e de todos os tipos na linha que abrange Mal Pais, Playa Carmen e Santa Teresa, uma das melhores zonas de praia da Costa Rica. Para ficar baratinho mesmo em frente à melhor zona de surf, recomendo as Cabinas El Bosque, onde fiquei quase duas semanas, ou o Hotel Beach Break. Se o orçamento for mais folgado e se forem um pequeno grupo, os Pacifica Surf Studios poderão ser a melhor opção, já que ficam mesmo no caminho para a praia. A Casa Zen, que tem um excelente restaurante vegetariano, é também uma boa opção dentro do económico e o Essencia Hotel era provavelmente onde ficaria uma próxima vez se não tivesse restrições orçamentais.

Hotéis em Jacó

cabina alice jaco

Jacó Beach é um destino um bocado americanizado e tem a vantagem e o inconveniente de ser a praia mais fácil de chegar desde a capital San Jose. Não seria um sítio que recomendaria à partida, mas a praia em si é muito boa e desde lá é possível apanhar uma lancha que atravessa o Golfo de Nicoya até Montezuma e Mal Pais. E fora de época até é bastante tranquilo. Fiquei nas Cabinas Alice, um alojamento local simples mas com um magnífica piscina em cima da praia!

Hotéis em Manuel Antonio

hotel costa verde manuel antonio

O Parque Nacional Manuel Antonio é um dos principais da Costa Rica e uma grande atracção de turismo local e internacional. Das duas vezes que estive em Manuel Antonio fiquei no Hotel Costa Verde, o que penso que demonstra a minha opinião! A vista é simplesmente deslumbrante. De facto, recomendo mesmo ficar num hotel elevado com vista para o mar, pois metade da beleza do lugar está na vista. Os alojamentos mais económicos são em Quepos, a cidade próxima, de onde há um autocarro público para Manuel Antonio. Nesse caso, recomendo o Hotel La Sirena, as caseiras Cabinas Alicia, o Hotel Papas Papalotes ou, um bocadinho melhor, o Best Western Kamuk.

Hotéis em Dominical

cabinas sun dancer dominical

Dominical é uma pequena comunidade a sul que Quepos, principalmente procurada por surfistas em viagem na Costa Rica. Há diversas opções de alojamento mas eu fiquei sempre nas Cabinas Sun Dancer, por ser um sítio sossegado e com um preço razoável. Mesmo em frente, o Arena y Sol também é uma boa e popular alternativa. Um bocadinho melhor é o Hotel Diuwak e, para ficar mesmo colado à praia, a melhor opção será o Tortilla Flats, que tem também um bom restaurante. Para opções melhores e mais caras, recomendo as Villas Rio Mar que é bom para famílias e pequenos grupos e, um pouco mais a sul e no topo da encosta, o Hotel Cuna del Angel, onde um amigo meu ficou e recomendou. O Hotel La Palapa Eco Lodge Resort, na estrada para Quepos, é de um português com quem já falei algumas vezes mas que ainda não tive oportunidade de conhecer.

Hotéis em Pavones

quarto pavones costa rica

Rio Claro de Pavones, para ser mais exacto, é um destino procurado principalmente por surfista, pois é onde mora a melhor onda da Costa Rica e uma das melhores do mundo. Pavones é uma pequena comunidade mas já tem alguns alojamentos, muitos dos quais pertencentes a estrageiros. Eu fiquei vários dias num quarto anexo a uma pizzaria que nem o nome sei, mas tenho algumas boas sugestões porque andei a investigar e por recomendação de amigos. Para alternativas económicas, além dos tais quartos da pizzaria, há as Cabinas Carol, o Cafe de la Suerte e o Hotel La Perla que já é um pouco melhor, todos a walking distance do surf. As Cabinas Mira Olas foi onde ficou um amigo meu e disse-me bastante bem daquilo. As Villas Riviera são uma boa opção principalmente se for um pequeno grupo. Para um estadia um pouco mais luxuosa, recomendo o Castillo de Pavones, de um americano que me deu uma boleia até Conte e que depois vim a descobrir que é amigo de outro americano com quem fiz amizade em El Salvador. Além destas opções, ainda há mais meia dúzia mas quando há swell convém marcar com antecedência ou ir preparado para ficar onde houve lugar.

Hotéis em Puerto Viejo

caribe town puerto viejo

Puerto Viejo de Talamanca fica do lado caribenho da Costa Rica e é tudo tão diferente da costa do Pacífico que até parece que estamos noutro país. A primeira vez que lá estive fiquei alguns dias no Lizard King e consegui um preço muito bom pois eles estavam ainda a começar. A grande vantagem é que fica mesmo em frente à onda de Salva Brava. Num outro ano, estive com a minha família no Caribe Town e só posso dizer bem. Em frente ao hotel há um caminho de leva directamente à melhor e mais calma zona da praia Cocles, muitas vezes referenciada como uma das mais bonitas do mundo. Dentro do mesmo registo, ouvi também dizer muito bem do Cariblue Resort e uns amigos meus ficarem e gostaram do Hotel La Costa de Papito. Mais no centro da cidade e bem mais económico, gostei muito das Cabinas Guarana e das Cabinas Jacaranda.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas. Faça como eu!
Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram


, ,

10 Responses to Hotéis e alojamentos na Costa Rica

  1. cecilia 11/10/2016 at 02:19 #

    ola , como foi o seu assalto em santa tereza ???

    Vc considera perigoso a regiao ?
    Estou pensando em alugar uma casa por la em nov e dez…
    grata

    • André Parente 14/10/2016 at 17:43 #

      Assaltaram o carro com as coisas lá dentro. É um tipo de assalto que fazem muito lá, se vacilar. Não acho que a região seja especialmente perigosa…
      Boa viagem!

  2. Myrian 31/10/2015 at 23:51 #

    André, para fazer um tour de 20 dias pela Costa Rica toda, do final de novembro a meados de dezembro, que roteiro você recomendaria?

Deixe o seu comentário