Como chegar à Tailândia


Várias companhias Europeias voam para Bangkok. Desde Portugal, terá sempre que se ir via uma grande cidade Europeia. A Lufthansa é das que tem apresentado os melhores preços nos últimos anos. A Qantas, em code share com a British Airways, também costuma ser uma opção válida via Londres.

As companhias do Médio Oriente, como a Qatar e a Emirates, são as que têm oferecido de forma mais consistente as melhores tarifas para a Ásia. Obrigam sempre a mais uma escala para quem sai da Europa, mas pode valer a pena.

Desde o Brasil, as alternativas também passam por viajar via Europa e/ou Médio Oriente, com as mesmas companhias.

De qualquer forma, o mercado da aviação é muito competitivo e volátil, pelo que vale a pena fazer alguma prospecção na altura de comprar o bilhete.

Pesquisar voos desde Portugal
Pesquisar voos desde o Brasil


Chegando desde os países vizinhos, as companhias que cobrem mais rotas são a Singapore Airlines, a Air Asia e a Jet Star.

Por terra, uma travessia overland famosa e muito utilizada por viajantes é a que liga Bangkok a Siem Riep, no Cambodja, pela fronteira de Aranyaprathet/Poipet. Há vários operadores de turismo a fazer essa rota (ambos os sentidos) mas a grande maioria envolve esquemas como paragem em locais para gastar dinheiro, atrasos propositados chegar tarde ao destinos e forçar as pessoas a dormir numa guesthouse sugerida, etc. A melhor forma é fazer o percurso partido, isto é: de Siem Reap, apanhar um táxi partilhado até à fronteira; passar a fronteira a pé e, já do lado da Tailândia, apanhar um autocarro governamental para Bangkok. É mais simples, mais rápido (dá para fazer no próprio dia) e, provavelmente, mais barato. De Aranyaprathet para Bangkok também há comboio mas com horários menos frequentes que os autocarros. O mesmo método é válido no sentido inverso (Bangkok-Siem Reap). Se, por algum azar, a coisa correr mal em termos de horários, há hotéis-casino para dormir mesmo na fronteira.

Outra travessia overland também bastante utilizada é quem vem de Singapura e Malásia, geralmente pela rota do comboio Singapore > Kuala Lumpur > Penang Bangkok. Fiz essa viagem e, ao contrário do que já li e ouvi, é bastante tranquila e recomendável. Os bilhetes podem ser comprados no site da Malaysian Railway.


Por André Parente
O André é o fundador do Tempo de Viajar e já leva alguma experiência de viagens, incluindo uma volta ao mundo de 8 meses.

deixe o seu comentário
  • nome (obrigatório):
  • email (obrigatório, não é publicado):
  • URL (facultativo ex: http://www.tempodeviajar.com):
  • Código de Verificação (obrigatório):
  • comentário: