Kit de Viagem

senegal destinos roteiros itinerarios

Destinos, roteiros e onde ir no Senegal

O Senegal pode ser um destino de excelência para portugueses e brasileiros. A TAP tem um voo diário directo Lisboa-Dakar, que demora 3,5 horas e tem num horário que não implica perder um dia de viagem. Do Brasil, a Turkish Airlines tem um voo nocturno directo desde São Paulo que demora 6,5 horas mas, se houvesse desde o Nordeste, seriam apenas 4 horas. É África e é um país muçulmano mas tem uma democracia estável e, em termos de segurança, é bom. Tem praias, tem savana e animais, tem rios, tem o rally Dakar (que há-de voltar para lá), tem uma capital cosmopolita.

Senegal, a porta de entrada para a África sub-sahariana

Os senegaleses são, na generalidade, divertidos e simpáticos mas com hábitos muito diferentes dos nossos, o que torna a coisa muito mais interessante do ponto de vista social. O contraste branco/negro existe, tal como noutros países africanos, mesmo quando não há uma intenção negativa. É assim e pronto, o que pode chocar um pouco ao início e levar-nos a reflectir sobre o passado e sobre a história da humanidade, coisa que não nos faz mal nenhum!

Do ponto de vista do viajante independente, África é o continente mais “difícil” para viajar mas o Senegal tem muitas coisas a favor para ser uma primeira boa experiência.

Dakar

Dakar, Senegal

Dakar é uma cidade inevitável no Senegal. Além de ser a capital e onde aterram os voos internacionais, tem, em si só e nas suas redondezas próximas, uma série de atractivos suficientes para justificar alguns dias de estadia. É uma cidade cosmopolita, do mais que existe por aquelas bandas de África, com imenso movimento nas ruas e mercados durante o dia, quando se quer “sentir o pulso” à coisa, e alguns bons restaurantes, bares e casinos para programas nocturnos. Vale a pena!

Alojamento em Dakar

 

Ilha de Gorée

Ilha de Gorée, Senegal

Património mundial da Unesco e também conhecida vulgarmente como a “ilha dos escravos”, Gorée é uma atracção obrigatória para todos os portugueses. De facto, esta ilha era um dos principais “depósitos” de escravos que seriam depois enviados para servir no novo mundo. O acesso à ilha faz-se a partir do porto de Dakar, em barcos regulares que correm durante todo o dia, com intervalos de 30 minutos ou 1 hora. É um programa para uma manhã ou tarde, pois cerca de 2 ou 3 horas na ilha é o suficiente. Há poucos restaurantes e alojamentos na ilha. Imperdível!

Alojamento em Gorée

 

Ngor

Ngor, Senegal

Ngor é uma vila localizada na zona das Almadies, a cerca de 20 minutos do centro de Dakar. O centro e a praia são locais interessantes para passear e observar um pouco da vida local mas a principal atracção é a ilha, que fica separada do continente por 400 metros e é acessível por piroga pública que se apanha na praia principal. É um excelente passeio para uma manhã ou tarde ou, para quem quiser ficar lá a fazer praia, para o dia todo. Na ilha há restaurantes e também sítios de hospedagem, pelo que se pode perfeitamente aterrar por lá uns dias.

Alojamento em Ngor

 

Lac Rose

Lac Rose, Senegal

O Lago Retba, mais conhecido como o Lago Rosa, deve a sua fama à sua cor, que vai do cor-de-rosa ao roxo, dependendo da intensidade da luz, e também por ser historicamente a etapa final do rally Dakar. É uma lagoa rasa situada a algumas centenas de metros do mar e cercada por dunas. A sua cor deve-se à presença de microrganismos e à elevada concentração de minerais. Dia e noite, há uma intensa actividade de pessoas que trabalham na extracção do sal. O contraste do branco do sal com o rosa da água dá fotos lindíssimas! Fica a cerca de 30 km de Dakar e é acessível por estrada, de carro, táxi ou autocarro de turismo. Ou, para os mais corajosos e malucos, como eu que nunca tinha andado de mota em areia e dunas, pela praia desde Yoff (Atenção: só para quem sabe e, de preferência, acompanhado de locais).

Alojamento no Lac Rose

 

Saly Portudal

Saly Portudal, Senegal

Saly é o destino da maioria dos turistas que visitam o Senegal. É, digamos assim, a Vilamoura lá do sítio, à respectiva escala física e cultural. É uma linha de praias agradável e, reconheço, boa para quem gosta de férias de “fazer praia”. Tem bons e caros hotéis, mas também descobri lá um baratinho em cima da areia. A 15 km de Saly fica a Reserva de Bandia, uma reserva onde é possível ver muitas girafas, búfalos, rinocerontes e outros animais. Vale bem a pena, principalmente para quem nunca visitou uma reserva do género.

Alojamento em Saly

 

Reserva de Bandia

Reserva de Bandia, Senegal

A Reserva de Bandia fica de 15km de Saly Portugal e lá é possível fazer um safari, de forma independente e em carro próprio ou acompanhado de guias. Consegue-se ver muitos animais como girafas, búfalos, rinocerontes, etc. Excelente programa, seja sozinho, num pequeno grupo ou em família.

Mbour

Mbour, Senegal

Mbour é uma vila piscatória localizada na Petite Côte, a cerca de 80km a sul de Dakar e depois de Saly. Tem um frenético mercado de peixe mesmo na praia, que vale a pena visitar e ficar a assistir loucas às negociações, e bons areais para apanhar uns banhos de sol e dar uns mergulhos.

Alojamento em Mbour

 

Saint Louis

Saint Louis, Senegal

Antiga capital do Senegal e com a aparência de uma antiga cidade provincial, Saint-Louis parece ter parado no tempo com a expansão e ascensão de Dakar. Os Senegaleses referem-se sempre a ela com alguma nostalgia, que é melhor compreendida quando se caminha pelas suas ruas estreitas ladeadas de casas de madeira. A cidade abrange uma porção da Língua de Barbárie e o continente, ligadas pela ponte Faidherbe, uma obra de arte classificada como Património Mundial pela Unesco.

Alojamento em Saint Louis

 

Casamance

Casamance, Senegal

Em contraste com o resto do país, a zona Casamance oferece um mosaico de paisagens em perpetua renovação. Savana, mato, floresta, coqueiros, rios e mangues, palmeiras, praias excepcionais… parece que aqui todas as essências tropicais estão presentes. Na costa, as praias de areia fina esticam-se desde a Gâmbia até ao Cabo Skirring, um lugar considerado como detentor das praias mais bonitas da África Ocidental. Há vários hotéis espalhados pelas praias, onde o sol é mais intenso e a água mais quente que no norte do país, e escondidos pelo interior dos mangues de coqueiros. A “capital” desta região é Ziguinchor.

Alojamento em Casamance

 

Mapa do Senegal

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas. Faça como eu!
Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram


, ,

8 Responses to Destinos, roteiros e onde ir no Senegal

  1. Luisa 06/06/2017 at 13:50 #

    Olá André!
    Desde já os nossos parabéns!
    Somos duas amigas e gostávamos de fazer mais uma viagem juntas. Pensámos na Índia mas a hipótese do Senegal também nos pareceu muito bem!
    Não queremos ir por agências, gostávamos de uma viagem menos turística ?
    Gostamos de praia mas também não é esse o nosso propósito… O contacto com a natureza e o humano são sem dúvida a nossa maior motivação. Sabe de algum destino que nos possa recomendar? Tem algum programa que nos possa sugerir? Nada de resortes? e piscina de hotel ?, o André sabe…
    Muito obrigada
    Luísa

    • André Parente 13/06/2017 at 15:23 #

      Olá Luisa! Os destinos que conheço no Senegal são os que constam neste próprio artigo :) Mmmm muito mais não sei dizer :) mas nada como irem explorar! Boa viagem!

Deixe o seu comentário