Kit de Viagem

Hotel na Costa Rica

Destinos, roteiros e itinerários na Costa Rica

Costa Rica, o país da Pura Vida!

“Pura Vida” é o cumprimento oficial da Costa Rica utilizado em diversas situações e pode significar algo como “olá”, ”tudo bem”, “bem-vindo”, etc. E, percorrendo o país de lés-a-lés dá para perceber o porquê desta expressão!

Neste artigo, deixo algumas sugestões de destinos e locais a visitar. Os transportes públicos e as estradas na Costa Rica não são especialmente eficientes, pelo que recomendo alugar um carro e partir à aventura sem tempo marcado!

San José

san jose costa rica

Eu sou um bocado suspeito porque “vivi” lá cerca de 15 dias à espera de um passaporte mas, não sendo nenhum ex-líbris, a capital da Costa Rica pode acabar por ser uma cidade simpática. Tem um circuito pedonal interessante, que passa por alguns monumentos, museus e jardins e uma zona comercial muito activa e fervilhante. Renovei lá todo o meu guarda-roupa! A Plaza de la Cultura é o centro de tudo. Os passeios a pé devem restringir-se a essas zonas centrais e apenas durante o dia. Ninguém anda a pé à noite em San Jose, nem mesmo só alguns quarteirões. Acabei por conhecer zonas e locais pouco habituais, tipo a sede a OIJ (Policia Judiciária) e o Barrio México, onde fica o consulado Português. Por isso, qualquer coisa estranha que precisem, é só perguntar!

Alojamentos em San Jose

 

Arenal e La Fortuna

vucao arenal costa rica

A grande atracção da zona, e uma das maiores da Costa Rica, é o vulcão Arenal, que vale muito a pena conhecer. É preciso alguma sorte para apanhar o céu descoberto mas, quando acontece, é dos espectáculos mais bonitos e emocionantes que se pode ver, principalmente à noite quando se consegue ver as explosões e a pedras incandescentes a rolar pena colina abaixo. La Fortuna é a cidade mais próxima, onde estão a maioria dos serviços como agência de aventura, restaurantes, supermercados, etc. Tem também muitos alojamentos mas o ideal é ficar num dos vários hotéis situados ao longo da estrada, de preferência com vista para o vulcão. Indicações para o melhor sítio para ver as explosões de lava à noite: seguir desde La Fortuna pela estrada que circunda o vulcão até encontrar um posto da polícia (uma barraquinha de madeira). Aí, em vez de se seguir na estrada principal, virar para a esquerda e meter numa estrada de terra. Seguir sempre até se passar pela entrada do Parque Natural e, um bocado depois, depois de uma espécie de pontezita, há uma clareira onde se pode parar os carros. É escuro, mas não é perigoso. Seguindo nessa estrada de terra até à entrada do Observatory Lodge há um sendero muito fixe para caminhar até à base do vulcão e às rochas negras. É uma alternativa “mitra” para não pagar a entrada pelo Parque Natural mas, às vezes, está lá uma senhora a cobrar passagem, uma vez que esse bocado é terreno privado.

Alojamentos em Arenal e La Fortuna

 

Liberia

Liberia, Costa Rica

Liberia é a capital da província de Guanacaste mas não é, por si só, um destino comum para viajantes em turismo. Pode ser um ponto de passagem no regresso de Arenal ou, a maior parte das vezes, é o último ponto de paragem antes de atravessar para a Nicarágua pela fronteira terreste de Peñas Blancas. Ou vice-versa. Eu acabei por ficar lá dois ou três dias, pois precisava adiantar algum trabalho e preparar o trajecto na Nicarágua, e posso dizer que achei até bastante agradável. Além do mais, encontrei lá um hotel super bem arranjado e económico, onde pude estar tranquilo com os meus afazeres.

Alojamentos em Liberia

 

Tamarindo e Avellanas

avellanas costa rica

Tamarindo é uma das zonas de praia mais turísticas da Costa Rica, que aparece sempre nos guias e que qualquer “entendido” vai dizer que conhece. Na minha opinião, é tempo perdido. A praia é boa e tal… mas tem gente e barulho a mais, o ambiente é de turismo barato, bares de jovenzitos histéricos e “americanada” em férias de surf. Naaa… há sítios bem melhores. Já Avellanas, muito perto dali, é bem diferente. Com um acesso menos fácil, por estradas de terra esburacada, e muito menos opções de alojamento acaba por ser bastante mais tranquilo, já com um cheirinho a selvagem. A praia também é muito boa. Querendo ficar-se uns dias na zona, a minha recomendação é ficar a dormir em Avellanas e, quando apetecer algum movimento, um restaurante mais sofisticado ou ir beber um copo, rumar a Tamarindo.

Alojamentos em Tamarindo e Avellanas

 

Mal Pais e Santa Teresa

santa teresa costa rica

“Mal Pais” é normalmente utilizado para referenciar uma linha de costa que apanha, na verdade, 3 praias: Mal Pais, Playa Carmen e Santa Teresa. Este é uma daqueles sítios de “fim da estrada”. Não tem saída, ninguém “passa por lá”. Tal como na maioria das praias do Pacífico, tem-se sensação de estar no meio da selva. São vários kms de estrada de terra para lá chegar, há bugalows de madeira “pendurados” nas árvores e troncos espalhados ao longo do extenso areal. Tem muitos sítios para dormir, restaurantes e bares, muitos deles de estrangeiros que ali montaram base (brasileiros, israelitas, italianos e mais). Um excelente sítio para comer é a Casa Zen (comida Tailandesa e ambiente super relax). Outras referencias são a Pizza Tomate, o Tabacón e o Moes (comida orgânica). A cidade mais próxima, Cobano, fica a cerca de 45 minutos de carro. Foi aqui que me assaltaram o carro e me levaram tudo… mas podia ter sido noutro sítio qualquer.

Alojamentos em Mal Pais e Santa Teresa

 

Jacó

jaco beach costa rica

Jacó Beach não é um destino que normalmente se aconselhe na Costa Rica. Não porque seja perigoso ou algo do género mas, simplesmente, porque é muito vocacionado para americanos, com alguma construção exagerada e alguns neons! Por outro lado, é a praia mais próxima de San Jose, pelo que tem também muito turismo local, o que é bom porque eu gosto de gente local mas é mau porque tem muita gente. A praia em si é boa e bonita, com grandes fins de tarde ao pôr-do-sol e, a partir de lá, é possível a apanhar uma lancha que atravessa o Golfo de Nicoya até Montezuma e Mal Pais.

Alojamentos em Jacó

 

Parque Nacional Manuel Antonio

manuel antonio costa rica

Pegado à cidade e Quepos, outra grande atracção da Costa Rica é o Parque Nacional Manuel Antonio e as suas praias. É um destino bastante turístico e com boas estruturas de hotéis e restaurantes. Vale e pena ficar num hotel no cimo da colina, preferencialmente com uma boa vista para o mar! Na cidade, Quepos, o ambiente é mais local mas também há sempre muitos estrangeiros que trabalham nos vários hotéis da zona. Aqui há algumas opções para comer barato e, para beber um copo, o bar Sargento Garcia é top..

Alojamentos em Manuel Antonio

 

Dominical

dominical costa rica

Dominical é uma praia muito fixe a sul de Quepos/Manuel António, quando não está com demasiada gente. É um destino relativamente popular entre surfistas de todos os níveis onde já existe uma pequena estrutura de turismo, mas mantendo o estilo “pura vida” da Costa Rica. Vale muito a pena em termos de surf (experientes e iniciantes) e se o objectivo for passar alguns dias simples de praia e vida básica num ambiente descontraído. Para comer: há um sushi bar muito pequeno e tranquilo; no Poco a Poco as sandes e o ambiente são bons e há internet grátis para clientes; no Tortilla Flats o ambiente é mais animado e barulhento; o Arena y Sol é bom para comida típica mas é mais barato no restaurante tipo cantina no final da rua; há um brasileiro para os lados do campo de futebol com comida vegetariana e música ao vivo e um caribenho na perpendicular a seguir às Cabinas San Clemente.

Alojamentos em Dominical

 

Pavones

pavones costa rica

Rio Claro de Pavones é um destino procurado quase exclusivamente por quem vai à procura de surf. Esta é, provavelmente, a melhor onda da Costa Rica e uma das melhores esquerdas do mundo. É isolado e tem muito poucas estruturas de turismo mas, de qualquer forma, é um lugar onde alguém que vá apenas de “acompanhante de surfista” não passa necessariamente mal. Tem uma comunidade local com imensas crianças e bastante amigável. Para comer não há muita oferta nem nada muito elaborado, mas não se passa fome! Come-se boa comida local na Cantina Esquina del Mar nas duas Sodas ao lado do campo de futebol; a pizzaria tem pizzas óptimas e generosas; no Café de la Suerte o menu é vegetariano.

Alojamentos em Pavones

 

Puerto Viejo

puerto viejo costa rica

Puerto Viejo e o Caribe são o outro lado da Costa Rica e parece mesmo que se está num país diferente. O ambiente é estilo “rastaman” e ”reggae night”, com muitos fuminhos à mistura. A geografia e o clima também se alteram, dando lugar a uma envolvente mais tropical, com praias de areia branca e menos “selva”. Para comer há opções excelentes e baratas, principalmente para quem gosta dos temperos caribenhos: na Soda Mi Sam come-se bem, simples e barato; o Tâmara é mais arranjadinho mas também caseiro; no Lotus Garden há “all you can eat sushi” e o dono, David, é gente boa; o Jammin é um pequeno reaggae bar perto da paragem dos autocarros Mepe; no The Mission, perto dos destroços do “barco-ilha” come-se bem, muito e barato; oo lado do Ez-Times há um restaurante aberto que passa filmes em ecrã gigante; o Maxim, em Manzanillo, tem fama de ser o melhor das redondezas, mas já me disseram que não é assim tão bom.

Alojamentos em Puerto Viejo

 

 

,

57 Responses to Destinos, roteiros e itinerários na Costa Rica

  1. Fabiano 04/04/2017 at 13:46 #

    André estou morando na Costa Rica com minha familia. Chegamos aqui dia 1 de abril. Estou em Escazú San José na Avenida Escazú. Qual o melhor parque aqui perto?

    • André Parente 05/04/2017 at 12:00 #

      Olá Fabiano! Assim, de repente e sem pesquisar, não te sei responder. Mas é uma questão de fazeres alguma pesquisa. Boa viagem!

  2. manuel ribeiro 26/03/2017 at 15:50 #

    uma boa ajuda os teus comentários sobre Costa Rica ,obrigado
    vou para lá 15 dias em Junho
    se te lembrares de mais alguma coisa manda
    OBRIGADO

  3. Fabiana 17/03/2017 at 15:00 #

    Olá André, tudo bem?
    Pela tua percepção, acredita ser tranquilo para uma mulher viajar sozinha para a Costa Rica?

    • André Parente 21/03/2017 at 00:55 #

      Olá Fabiana!
      Sim, a Costa Rica é um país relativamente tranquilo para viajar, incluindo mulheres sozinhas.

  4. Thaísa 09/03/2017 at 14:46 #

    Olá, boa tarde

    Eu e meu esposo estamos querendo viajar em Outubro pra Costa Rica em comemoração de aniversário de casamento. Daria pra aproveitar alguma praia nessa epoca e qual seria a melhor opção na sua opinião, áreas do Mar do Caribe ou na Costa do Pacífico?

    Obrigado

    Thaísa

  5. MIGUEL 19/02/2017 at 21:11 #

    Olá andré.estou indeciso entre o Parque Manuel Antonio e Guanacaste(Golfo de Papagayo, El Cacao), sendo q previligio a selva(caminhadas), observação de crocodilos, pontes suspensas, cascatas ao invés de praia. O q me aconselhas? A viagem tambem inclui estada no Arenal( Provincia de Alajuela, San Carlos) e Parque Nacional de Tortuguero(Canals, Limón Province)

    • André Parente 20/02/2017 at 02:36 #

      Olá Miguel! Eu prefiro não dar esse tipo de conselhos, pois cada um tem os seus próprios gostos e preferências Tenho a certeza que te vais divertir seja qual fora a opção que tomares. Pura vida!

  6. Junior Perin 26/01/2017 at 14:00 #

    estou com intenção de ir pra Costa Rica, sô tenho uma duvida: também quero conhecer a Nicarágua e Panamá, é tranquila as fronteiras?

    • André Parente 27/01/2017 at 00:27 #

      Olá Junior!
      Referes-te às fronteiras terrestres entre Costa Rica e esses países, certo? Bem… eu não sei o que significa para ti “tranquila”, mas passam-se bem :)

  7. Inês 16/01/2017 at 10:58 #

    Bom dia.

    Eu vou viajar para a Costa Rica em Março e vou passar por 6 locais, San Jose, Tortuguero, Puerto Viejo, Vulcão Arenal, Monteverde e Guanacaste. Eu sei que esta pergunta é um pouco estranha, mas quero rentabilizar ao máximo o espaço que tenho na minha mala, por isso, gostaria de saber se durante a noite faz frio (para mim frio é abaixo do 20 ºC :) ). Se fizer, terei de levar, também, uma roupa mais quente.

    Obrigada pelas partilhas.

    • André Parente 16/01/2017 at 12:50 #

      Frio, frio não é costume! Mas nas zonas de mais altitude pode ser preciso um agasalho à noite sim… ;)

      • Inês 18/01/2017 at 12:23 #

        Muito obrigada pela resposta.

  8. Sabrina 30/08/2016 at 19:51 #

    Olá André,

    Quero viajar para costa Rica em meados de Dezembro ou Janeiro.

    Fiz algumas pesquisas sobre o lugar mas gostaria da ajuda de alguém que já conheça. Pode me ajudar?

    Vou em busca de lugares para surfar, porém também quero conhecer os parques para vê os animais exóticos.

    Sabe me dizer onde possui as melhores praias? PACIFICO, COSTA ATLÂNTICO- MAR DO CARIBE,PENÍNSULA DE ORSA?

    • André Parente 31/08/2016 at 07:45 #

      Olá Sabina!

      Eu não sei como te posso ajudar mais, na verdade… Neste artigo tens algumas sugestões de locais na Costa Rica, que mais te posso dizer?

      Para surfar, o lado do Pacífico é melhor e oferece muito mais opções, claro. Basta ver que está é mais exenso e está muito mais aberto a ondulação que o Caribe/Atlantico.

      Boa viagem e Pura Vida!

  9. sergio ponte 10/07/2016 at 12:19 #

    Ola André estou para viajar sozinho em Novembro, 16 dias: Não sei bem ainda onde ir, estava a pensar Peru, mas gostava tambem de fazer uns tres dias de praia para descansar. Gosto muito de conhecer culturas diferentes. Ja pensei tambem costa rica, panama…. Só sei falar frances, portugues, e espanhol, o que me aconselhas?

    • André Parente 17/07/2016 at 19:50 #

      Qualquer coisa! :) Pega na mala e vai! Isso é que é importante ;)
      Boas viagens!

    • Bruna 25/07/2016 at 18:48 #

      sérgio Ponte, vc vai para quais cidades em Costa Rica??

      • sergio ponte 26/07/2016 at 19:44 #

        Ola Bruna, ainda não sei, estou também a pensar ir a nicuaragua, Tu vais a costa rica? vais em que mes? já tens roteiro feito?

  10. Debora 04/06/2016 at 14:34 #

    Ola, estou em Costa Rica de ferias e por acaso fiz praticamente o mesmo roteiro que você descreveu. Estava procurando artigos sobre lugares em Costa Rica que não se deve deixar de conhecer. Que bom que estamos na caminho certo! Minhas impressões são as mesmas que a sua. Ja fui a Jaco, Manoel Antônio, Dominical, Pavones, Montezuma, Tamarindo e estamos em Avellanas. Você tem toda razão nas suas colocações sobre esses lugares. Gracias !

    • André Parente 04/06/2016 at 15:57 #

      Excelente! Aproveitem esse país fantástico. Pura Vida!

  11. anderson A. Will 30/05/2016 at 14:52 #

    Olá André! em Janeiro de 2017 estarei indo com filho e esposa para Costa Rica. nossa primeira parada é em Jacó – Playa Hermosa. ficaremos duas noites lá hospedados no SURF CAMP FUEGO DEL SOL. gostaria de saber sua opinião em relação aos próximos dias? gostamos de locais mais tranquilos, sem muitos turista, mais localismo, mas que sejam receptivos. nossa intenção é surfar e termos 7 dias para procurar lugares lindos e com boas ondas, hospedagem e alimentação. qual sua sugestão de roteiro? ao final gostaríamos de conhecer a Pavones, indispensável na rota.

    • André Parente 01/06/2016 at 04:00 #

      Bom… é difícil dizer muito mais o que já está no artigo. Mas, com apenas 7 dias e partindo de Jacó, eu iria de seguida para Dominical e depois, então, Pavones. Boa viagem!

  12. Bruno 16/04/2016 at 16:41 #

    Boa tarde,

    ir em inicio de novembro ao Costa Rica da para aproveitar alguma praia?

  13. Manuela 02/03/2016 at 11:33 #

    Olá bom dia. Preciso de ajuda porque estou muito confusa. Tenho 2 pessoas que querem ir à Costa Rica em Maio e querem fazer 2 dias de praia. Primeiro preciso de saber se vale a pena ficar 2 noites em San José ou se basta ficar uma porque não sei se tem muita coisa para visitar. Segundo, como são pessoas com alguma idade será melhor fazerem praia em Tamarindo ou em Flamingo que penso que é mais próximo da praia Conchal.

    Obrigada pela ajuda

    Manuela

    • André Parente 04/03/2016 at 03:23 #

      Olá Manuela! É muito difícil responder esse tipo de questões… uma vez que dependem muito da cada um e do próprio contexto da viagem. Comparado com o resto do país, San Jose não tem efectivamente muitos pontos de interesse mas, se bem aproveitada, té pode ser uma cidade interessante. Em relação às praias, o que lhe posso dizer é que Tamarindo é bastante mais movimentado que Playa Flamingo. Sim, Playa Flamingo é mais perto de Conchal. Pura Vida!

  14. Viviane 17/06/2015 at 20:10 #

    Olá!
    Pretendo passar o ano novo na Costa Rica.
    Acredito que Puerto Viejo seja mais parecido com o clima roots que eu gosto.
    Gostaria de saber se existem campings e hostels, qual o valor gasto por dia (locomoção, estadia e alimentação), se consigo conhecer tudo em 20 dias e por onde devo começar.

    Poderia me ajudar? Como não encontro muitas informações estou quase desistindo de ir rs

    Agradeço se puder me dar outro contato que facilite a conversa.

    • André Parente 19/06/2015 at 02:11 #

      Olá Viviane! Há alojamento baratos em Puerto Viejo sim. Em relação a custos, dependo muito de pessoa para pessoa. Infelizmente, não tenho capacidade para responder “pessoalmente” a todos vocês… por isso criei este grupo no Facebook https://www.facebook.com/groups/viajantesindependentes/. Sugiro que coloques lá todas as questões, somos mais de 6.000 viajantes que te podem responder. Obrigado e Pura Vida!

  15. Camilla 08/06/2015 at 06:43 #

    Boa noite pessoal!!! estou encantada com as matérias de vcs!! Paarabéns!!

  16. Samuel Figueiredo 20/04/2015 at 21:37 #

    Boa tarde a todos…

    pretendo viajar para Costa Rica no mês de Julho. É um bom período para ir para lá? Quem já foi, esse período e de muitas chuvas ou dá para aproveitar uns 19 dias de feria lá?

    Aguardo um retorno

    Samuel Côrtes

    • André Parente 20/04/2015 at 23:39 #

      Samuel, aconselho-te a ler este artigo http://www.tempodeviajar.com/clima-na-costa-rica/. Junho é época das chuvas, pelo que é provável que chova um pouco quase todos os dias. Agora… se dá para aproveitar? Dá sempre, né… mas cada um sabe de si! Boa viagem!

  17. gustavo 06/04/2015 at 05:29 #

    Andre sabe se o ônibus q vem do panama passa em la fortuna eu consigo descer

    • André Parente 06/04/2015 at 16:42 #

      Não. Vais ter que sair em San Jose e daí apanhar um bus para La Fortuna. Vê este artigo com algumas dicas e mapa de localização dos terminais em San Jose. Boa viagem!

  18. gustavo 06/04/2015 at 03:53 #

    Andre
    Estou dando a volta ao mundo estou no panama vou pegar um busao para san jose amanha chego as 16:00 tenho 3 a 4 dias de costa rica o que vc aconselharia

    • André Parente 06/04/2015 at 16:40 #

      Gustavo, a leitura deste mesmo artigo são as minhas recomendações dentro do que conheço da Costa Rica.

  19. Carolina 13/03/2015 at 14:42 #

    Oi André, Tudo bem? Estou com minha viagem para Pura Vida marcada, mas estou com dúvida no itinerário a seguir, Vc acha que existe uma rigidez em seguir um caminho ou posso refazer as estradas? Por ex. Posso ir direto de San José a Tamarindo e depois voltar a Arenal, ou devo passar por Arenal antes? Não sei se perco muito tempo nas estradas, entende? Estarei com carro full time e tenho 14 noites para desfrutar. Não tenho interesse no Caribe, queremos surfar e ver vulcões :) Qualquer dica é bem vinda!

    • André Parente 13/03/2015 at 15:16 #

      Olá Carolina! O que te aconselho é fazeres um percurso eficiente sim. Ou seja, traçar uma rota eficiente e não andar de trás para a frente… senão vais, de facto, perder muito tempo nas estradas. Se queres ir a Arenal, aconselho-te a ser o teu primeiro destino depois de San Jose. Daí segues para Tamarindo via Liberia. Já queres ir para Jaco ou mais para o sul… é mais eficiente ires logo desde San Jose. Estuda os mapas de estradas, é o melhor. Boa viagem!

  20. pedro 06/02/2015 at 08:50 #

    Procuro um roteiro de 10 dias para costa rica e tz também panamá . podem ajudar . praia natureza festa 3 cidades. Aventuras . o que recomenda ? A viagem será feita WM agosto 2015 . hostels e guesthouse . quais as melhores atracções ? Temos 1000 dólares para gastar obrigado

    • André Parente 19/02/2015 at 00:57 #

      Pedro, pode ler todas as dicas sobre a Costa Rica em http://www.tempodeviajar.com/america-central/costa-rica/. Nós não somos uma agência de viagens… mais do que isto não podemos fazer! :)

      • pedro 19/02/2015 at 06:31 #

        Bom dia ! É obvio que vocês não são uma agencia . Em 2014 passei 1 mes na Tailândia e procurei dicas para construção do meu roteiro . Vim bater porta errada . cumprimentos e obrigado na mesma

        • André Parente 24/02/2015 at 21:32 #

          Pedro. é muito difícil responder a perguntas genéricas como essas, pois cada pessoas tem os seus gostos, etc. Por outro lado, é-me impossível responder a cada pessoas de forma individual… daí compilar as informações no blogue para que todos possam consultar. Experimente entrar no grupo Viajantes Independentes no Facebook https://www.facebook.com/groups/viajantesindependentes/ e fazer lá as perguntas que precisares. Boa viagem!

  21. Maurício 19/09/2014 at 00:04 #

    Olá André, minha preferencia é sempre por hospedagem pé na areia, para não depender de carro e transito “deslocamentos que tomam tempo”. Estou procurando um destino na Costa Rica que me atenda bem, gosto de agitação (não bagunça de molecada), restaurantes, bares e baladas (local paradisíaco), se possível me indique alguns destinos que tenha conhecido para eu me aprofundar nas pesquisas.

    Passarei o réveillon com minha noiva lá, caso possa me ajudar, serei grato as suas dicas.

    Li varias paginas de dicas que postou, realmente impressionante seu trabalho! Impecável e você esta de parabéns!!

  22. Sandra 12/09/2014 at 21:50 #

    Desculpe, o que é imperdível já está bem aqui. rs
    Tks

  23. Sandra 12/09/2014 at 21:48 #

    Oi André,
    Acabei de chegar por aqui e percebi que tenho muita coisa interessante para ler… oba!
    Vou passar o natal no Panamá e minha volta está marcada para 04.01, então pensei em dar uma esticada até a Costa Rica. Você sabe se posso ir para lá com o carro que vou alugar no Panamá? O que é imperdível na Costa Rica? Já foi para o Panamá também? Obrigada, Sandra

  24. Jacqueline 01/09/2014 at 18:09 #

    Oi André,

    Estou planejando a minha lua de mel para Costa e gostaria de saber se você visitou Parque Nacional do Cahuita e praia Flamingo?

    Gostaria de saber se esses lugares são muito badalados ou se é mais casal.

    Obrigada!

    • André Parente 02/09/2014 at 02:45 #

      Olá! Com badalados queres dizer com diversão à noite e isso? Não… são ambos lugares bastante calmos até.

      • gustavo 06/04/2015 at 21:13 #

        Obrigado

  25. Mariana 22/07/2014 at 14:06 #

    Pessoal, por favor, alugo quarto com ar condicionado ou ventilador de teto na Costa Rica em dezembro? a diferença é de 500 dólares!! obrigada

    • André Parente 26/07/2014 at 04:30 #

      500 dólares??? Acho que tens a resposta à tua própria pergunta…

  26. Rita 10/06/2014 at 21:37 #

    Olá André,
    Tudo bem?

    Estou viajando para a Costa Rica agora em Julho com o meu namorado e casal amigo. Vamos ficar 10 dias passando pelo Arenal, Tamarindo e Santa Teresa. Estou na dúvida se deixo Santa Teresa após 3 dias para ficar os restantes em Montezuma. Sei que a distância em KM é pouca mas que a viajem pode demorar entre 45 a 1h. Chegou a conhecer Montezuma? Recomendaria?

    Como vamos alugar um carro também estou na dúvida de qualquer seguro obter… Além do básico e obrigatório.

    • André Parente 02/07/2014 at 19:40 #

      Passei por Montezuma a caminho de Sta Teresa, mas não fiquei. Não sei… eu nunca recomendo destinos porque o que é bom para mim pode não ser bom para outros :). Em relação ao seguro do carro, aconselho-te a ler este artigo http://www.tempodeviajar.com/transportes-locais-na-costa-rica/. Eu faço sempre o seguro intermédio na Costa Rica, isto é, o contra danos próprios e contra terceiros, com franquia.

  27. Liane 27/01/2014 at 00:28 #

    Vc contratou uma agencia? Ou viajou sozinho? Estou pensando em ir na semana santa

    • André Parente 02/07/2014 at 19:37 #

      Viajo sempre de forma independente, sem contratar agências.

  28. Jonas Criacao 16/01/2014 at 14:21 #

    Parece ser encantador e paradisíaco! Acho que em Agosto nas minhas férias vou pra lá,,,essa época é boa?

Deixe o seu comentário