Kit de Viagem

halong bay

Destinos, roteiros e itinerários no Vietnam

De forma a optimizar a rota, um itinerário de viagem pelo Vietnam faz-se, habitualmente, no sentido Sul-Norte ou Norte-Sul, conforme o ponto de chegada, normalmente Ho Chi Minh ou Hanói, sendo que os pontos de interesse são os mesmos. O Vietnam é um país “longo” mas “estreito”.

Ho Chi Minh (Saigão)

Ho Chi Minh, Vietnam

Ho Chi Minh, antes da guerra chamada de Saigão, é a capital comercial do Vietnam, herdeira do passado capitalista de influência americana é a Sin City deste país. É um bom sítio para se fazer a festa e para visitar os monumentos de guerra, como o Museu da Ocupação Americana ou os túneis escavados pela resistência vietcongue nos arredores da cidade. Para além disso, é um óptimo sítio para comprar todo o tipo de souvenirs nas centenas de mercados e lojas da cidade.

Em Ho Chi Minh recomendo ficar no District 1, o bairro mais central e próximo de várias atracções e pontos de interesse. Ver alojamentos em Ho Chi Minh, District 1

Delta do Mekong

delta mekong, Vietnam

O delta do Mekong, um dos maiores rios do mundo, cobre toda a zona a sul de Ho Chi Minh e é um emaranhado de arrozais, canais, mercados e cidades, sendo a zona mais densamente povoada de todo o Vietnam. Normalmente, é visitado num tour de só dia, organizado por uma das dezenas de agências de viagens de Saigão, numa experiência que já é bastante turística e que sabe a pouco. Para tentar aproveitar um pouco mais de riqueza da zona, o ideal será passar lá alguns dias e tentar sair um pouco dos trilhos turísticos.

Veja esta sugestão de tour com excelentes reviews: Tour em grupo pequeno pelo Delta do Mekong

Phu Quoc

Phu Quoc, Vietnam

O Vietnam não é propriamente um destino paradisíaco para praias como a vizinha Tailândia. Excepto em Phu Quoc! Ideal para quem precisa duma prainha durante as férias ou para descansar depois de ter corrido o Vietnam duma ponta à outra! :)

Encontre um bom hotel para relaxar em frente ao mar: Hotéis em Phu Quoc

Dalat

Da Lat, Vietnam

O segredo fora do trilho turístico chama-se Dalat. Esta é uma antiga estância de montanha dos franceses, com um clima muito parecido ao Europeu. Para conhecer bem esta região central, a melhor maneira é fazer um tour de mota, de um ou mais dias, com os Dalat Easy Rider, e ficar a conhecer o verdadeiro Vietname: rural, autêntico, sem esquemas para turistas, só a pura simpatia e hospitalidade vietnamita!

 

Hoi An

hoi an, Vietnam

Hoi An é a cidade mais pitoresca do Vietnam, que conservou o seu centro histórico intacto, com as suas casas de mercadores japoneses, templos chineses e armazéns de chá. O caos de Saigão e Hanói está a anos de luz e este é um sítio de descanso, para se aproveitar também as praias e com possibilidade de fazer fatos e vestidos à medida nos inúmeros alfaiates!

Clique no seguinte link para ler guia detalhado sobre Hoi An: Guia para visitar Hoi An

Hue

Hue, Vietnam

Hue é antiga capital imperial do Vietnam e hoje Património Mundial da Unesco, apesar de grande parte dos seus edifícios mais bonitos ter sido destruído durante a guerra americana. Localizada à beira do Rio Perfume, esta cidade é hoje um misto do novo, com todos os novos edifícios pós guerra, e o antigo, com as suas muralhas da antiga cidadela e com os inúmeros templos.

Se procura uma opção de alojamento económica, experimente o Hong Thien Ruby Hotel. Bem localizado, óptimo serviço e excelente pequeno-almoço!

Phong Nha

Phong Nha e o Ke Bang National Park é uma das zonas mais bonitas do Vietnam e que vale a pena visitar, sem sombra de dúvidas. Entre inúmeras grutas onde se podem fazer passeios de barco, o magnifico rio , aldeias rurais, paisagens deslumbrantes e algumas actividades radicais, o ideal é mesmo alugar uma scooter e andar a passear sem destino certo! Dois ou três dias não são demais para aproveitar bem toda a envolvente.

Ninh Binh

Muitos viajantes optam ir ou a Phong Nha ou a Minh Binh mas, na minha opinião, acho que vale a pena ir aos dois! :) Aqui, a grande atracção é a paisagem e grutas de Trang An, classificadas como Património Mundial da UNESCO, e a maior pagoda do país. A visitar!

Hanoi

Hanoi, Vietnam

Hanoi, ou Ha Noi, a capital do Vietnam é talvez a mais graciosa, autêntica e bem conservada capital do sudoeste asiático. É uma cidade que conseguiu manter o seu charme e carisma, apesar de todo o progresso registado nos últimos anos e de todas as dificuldades que passou durante a guerra. Há um caos organizado que já não se vê em cidades como Bangkok ou Kuala Lumpur e, um passo atrás no tempo, que ainda se presencia em Yangoon, a antiga capital do Myanmar. A influência francesa nos boulevards e nos edifícios ainda se sente e, para quem gosta de arte, esta é uma cidade onde há galerias para todos os gostos!

O Skyline Hotel é uma excelente opção económica para ficar mesmo no centro do Old Quarter

Ha Long Bay

halong bay, Vietnam

Ha Long Bay é postal do Vietnam. Esta é, certamente, a atracão turística mais emblemática do país e, provavelmente, a paisagem mais bonita de toda a região! Pode ser feita numa cansativa viagem de um dia desde Hanoi mas, idealmente, deve-se passar a noite a bordo para se assistir ao pôr e nascer do sol, altura em que podemos navegar entre as ilhas rochedo de kayak. É preciso escolher com muito cuidado o operador turístico, para aproveitar ao máximo desta experiência. Se quiser marcar online, veja esta opção: Halong Bay 2 Dias 1 Noite

Sapa

Sapa, Vietnam

A zona Montanhosa de Sapa é tão diferente do resto do Vietnam que parece que estamos noutro país. As gentes são distintas, parte das tribos montanhosas e, apesar dos arrozais estarem presentes, estão dispostos em andares ao longo das encostas da montanha. Uma boa forma de chegar até Sapa é apanhando o comboio nocturno desde Hanoi, cujos bilhetes podem ser comprado online através do site da Baolau. Para quem gosta de caminhadas e descobrir aldeias perdidas no meio da montanha inalteradas há séculos, é uma zona obrigatória!

Pesquise neste link alojamentos recomendados em Sapa: Alojamentos em Sapa

Vietnam e o Sudoeste Asiático

O Vietnam é, provavelmente, o meu país favorito do Sudoeste Asiático. Comparado com a Tailândia, não tem as hordas turísticas e a praga da prostituição tão visível por todo lado, e tem um povo tão simpático e uma gastronomia tão rica. Os custo de viajar e de todos os serviços são muito acessíveis, o que permite ter uma experiência confortável e poder desfrutar de tudo o que país tem para oferecer.

O lado negativo são todos os esquemas turísticos que existem, que nos obrigam a estar sempre de olho à espreita para não sermos enganados. O que é preciso é não deixar que isto nos estrague a experiência de descobrir este país magnífico!

Mapa do Vietnam

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram


,

28 Responses to Destinos, roteiros e itinerários no Vietnam

  1. Fausto Costa 07/06/2018 at 14:50 #

    Olá André e/ou Tiago. Estou tentando organizar uma viagem ao Sudeste Asiático para Novembro/Dezembro próximos. A ideia seria passar 1 mês de 16 de Novembro a 16 de Dezembro. A ideia seria visitar a Tailandia (1 semana em Phuket basicamente), Vietnam (1 semana) e Cambodia e Laos e Myanmar (10 dias). Os dias que faltam ficariam para ajustes e viagens. Estou perdido sem saber como organizar uma viagem que faça sentido sem ir para oeste e logo depois voltar para leste ou ir para o sul tendo que voltar ao norte o que só encarece o preço dos bilhetes. Será que vocês teriam alguma sugestão para tal roteiro, considerando que o ponto de partida e chegada é Lisboa?

    • André Parente 15/06/2018 at 15:42 #

      Olá Fausto! A minha primeira recomendação seria pensares melhor na quantidade de países que estás a pensar visitar em “apenas” um mês. E reduzir! Uma semana só em Phuket? Porquê? Uma semana no Vietnam? É pouco! Com um mês, eu não faria mais do que 2 países… :) Depois, é olhares para o mapa e veres que rota faz mais sentido. Bilhetes? Compra ida/volta para Bangkok e o resto tratas à parte.

Deixe o seu comentário