Kit de Viagem

Cuba

Destinos, roteiros e onde ir em Cuba

Cuba livre, exótica e romântica

Ao chegar a Cuba fica-se com a sensação que se entrou numa máquina do tempo de se regressou várias décadas atrás. De todos os países e territórios que existem pelo mundo, esta ilha tem, de facto, um encanto especial. Seja pela sua história, carregada de simbolismos, pelo seu formato de vida e organização social, pelos seus magníficos edifícios coloniais, pela sua gente, pelo sol e praias de areia branca e água cristalina, pelo calor, pela música, pelas danças, pelos tons de pele… Cuba é um destino a não perder!

Havana

Havana, Cuba

Havana é a cidade mais bonita do mundo. E, pronto, acho que isto diz tudo! Claro que esta avaliação é sempre relativa e gostos não se discutem mas, de facto, a capital de Cuba tem um charme incomparável. Desde a intensidade das ruelas dos bairros de Havana Vieja e Havana Centro e os seus edifícios coloniais num romântico estado de pré-degradação, às largas avenidas das zonas mais novas da cidade, Vedado e Miramar, e aos fins de tarde e noites de namorico ao longo do malecón. Desengane-se quem pensa que Havana é “apenas” um ponto de chegada e partida para fazer uma visita rápida. Pelo contrário, na minha opinião é o principal destino no país e onde se passa bem, pelo menos, três dias.

Viñales

Vinales, Cuba

Viñales é pequena e pacata cidade rural situada a oeste de Havana, na província de Pinar del Rio. O seu magnífico vale, onde se cultiva essencialmente tabaco e banana, está listado como Património Mundial da Unesco e um dos melhores locais para o observar é do miradouro ao lado do Hotel Los Jasmines. À volta da cidade, há algumas atracções interessantes para conhecer, como o Mural de La Prehistoria e a Cueva del Indio, e fazer um passeio a cavalo pelo meio do vale e do monte é também uma boa ideia. Desde Viñales é possível ir, por terra, até Cayo Jutias.

Cayo Jutías

Cayo Jutias, Cuba

Cayo Jutías e a sua praia ficam a cerca de 65Km de Vinãles. Há um tour diário que parte de Viñales mas, para quem andar de transporte próprio, também se pode ir de forma independente. Eu aluguei uma scooter e fui sozinho, numa viagem memorável pelo de aldeias rurais e algum monte. A praia é muito tranquila, em parte porque não há qualquer tipo de alojamento na ilha, e excelente para fazer algumas horas de banhos de sol e mar, com areia branca e água cristalina. Há um restaurante, camas e equipamento de snorkeling para alugar.

Cienfuegos

Cienfuegos, Cuba

Cienfuegos, também conhecida como a “Pérola do Sul”, é uma cidade apenas com algum interesse relativo quando comparada com outros destinos em Cuba. A Plaza de Armas ou Parque Jose Martí e respectivas ruas pedonais à sua volta são a parte mais interessante do centro. Depois, através do Paseo del Prado, a principal artéria da cidade, chega-se ao malecón com vista para a baía e ao bairro residencial e recreativo de Punta Gorda. Um pouco mais abaixo, o parque de La Punta também é um lugar tranquilo para passar um bocado. Todo este trajecto pode ser facilmente feito de bicicleta ou mesmo a pé.

Trinidad

Trinidad, Cuba

Trinidad, listada como Património Mundial da Unesco, é uma cidade história e um destino inevitável em Cuba. O seu centro histórico, com casas coloridas, ruas de paralelo rústico e diversos museus e igrejas, são a atracção principal mas, nas redondezas da cidade, há outros locais interessantes como o Vale de los Ingenios e a praia Ancón. À noite, todos os caminhos vão dar à escadaria da Casa de la Musica, onde se vive uma das melhores movidas ao ar-livre do mundo. Cultura, natureza, praia, vida nocturna… Trinidad tem tudo!

Santa Clara

Santa Clara, Cuba

Santa Clara não é uma cidade especialmente interessante do ponto de vista turístico, mas ficou famosa por ter sido a cidade onde Che Guevara chegou após o triunfo da guerrilha e rendição das forças governamentais de Fulgencio Batista. Na minha opinião, que adoro a história da revolução Cubana, vale a pena uma vista, nem que seja apenas de um dia a partir de Trinidad ou Havana, para visitar o Complexo e Museu Memorial Ernesto Che Guevara e o Monumento do Tren Blindado, que recorda um importante episódio da revolução.

Santiago de Cuba

Santiago, Cuba

Santiago é a segunda maior cidade de Cuba e, porventura, a mais exótica um pouco devido ao facto de diferentes grupos étnicos se terem aqui fixado. Foi a primeira capital do país e o berço de quase todos os géneros musicais cubanos e, ainda hoje, continua a ter uma vida nocturna muito activa e a maior festa de Carnaval da ilha. As ruas estreitas, as escadarias, a Catedral e outras igrejas e monumentos são os principais pontos turísticos.

Cayo Coco,  Cayo Guillermo e Cayo Santa Maria

Cayo Coco, Cuba

Cayo Coco e Cayo Guillermo são duas das praias mais conhecidas e procuradas por turistas, pela qualidade das suas areias brancas e finas e água cristalina. Aqui há vários hotéis, para todos os gostos e carteiras, e é possível chegar de avião ou de carro. Para ir até Cayo Guillermo, tem que se guiar desde Cayo Coco e é um passeio bem agradável. Cayo Santa Maria é uma praia mais acessível a locais e, por isso, tem mais movimento de turistas cubanos. É escolher!

Varadero

Varadero, Cuba

Varadero é uma das zonas de praia mais famosas do mundo e, provavelmente, com todo o mérito. Confesso que não fui a Varadero porque tendo a não gostar especialmente de locais com turismo mais massificado e tento evitar resorts e sistemas de “tudo incluído”. Em todo o caso, através de relatos de amigos e de outros viajantes, estou seguro que, dentro do género e desse conceito, Varadero será uma boa opção.

7 Responses to Destinos, roteiros e onde ir em Cuba

  1. Marco Souza 01/06/2017 at 15:44 #

    Qual o custo para se passar aproximadamente uma semana em Cuba, incluindo passagens aéreas, e uma modesta pousada?

  2. Fernando 06/11/2016 at 00:04 #

    Olà Andre
    Pretendo viajar para umas ferias de all inclusive na segunda quinzena de janeiro. Viajo de Toronto com a minha esposa e o meu filho de 4anos. Qual é a melhor ilha das caraibas para aproveitar boa praia nessa altura?

    • André Parente 07/11/2016 at 16:03 #

      Olá Fernando! Isso de “melhor” é tão relativo que prefiro não fazer esse tipo de recomendações :)
      Boa férias!

  3. Carol 31/10/2016 at 23:28 #

    Olá André! Pretendo ir a Cuba em março, irei passar duas semanas por lá.
    Gostaria de visitar um ou dois países antes de voltar. Você indica algum roteiro próximo de lá?

  4. Gabriela 17/08/2016 at 10:53 #

    Ola André
    Fui a Cuba já a uns anos e na altura fizemos tudo de autocarro, mas numa viagem em grupo. Agora gostava muito de voltar, mas desta vez de mochila as costas, é fácil arranjar transportes de umas cidades para as outras? Obrigada pelas dicas

Deixe o seu comentário