Kit de Viagem

marrocos como chegar

Como chegar a Marrocos

Voos para Marrocos

Desde Portugal, as opções de voo directo são com a TAP ou Royal Air Maroc, que voam para Casablanca e Marrakech. A Iberia, via Madrid, também pode ser uma solução. Outras alternativas lowcost podem passar por fazer a viagem em duas pernas, utilizando uma das várias companhias que voam para Marrocos.

Deixo algumas sugestões, mas há outras:

> Lisboa-Madrid-Marrakech/Casablanca/Tanger com a easyJet
> Lisboa-Barcelona-Marrakech/Casablanca com a Vueling
> Lisboa-Madrid com a Vueling + Madrid-Marrakech/Tanger/Fés com a Ryanair

Desde o Brasil, não há voos directos para Marrocos, pelo que as melhores soluções deverão passar por voar via Lisboa ou Madrid, com a TAP ou Iberia, e/ou depois seguir um dos itinerários das lowcost sugeridos em cima.

Pesquisar voos para Marrocos

 

Ir de carro para Marrocos

Levar carro próprio desde Portugal e Espanha é outra forma comum de chegar ao Norte de África e, pessoalmente, a minha favorita. As travessias mais comuns são Algeciras-Ceuta (Ceuta ainda é Espanha) e Tarifa-Tanger. Há várias companhias de ferrys rápidos, com imensos horários por dia, a operar estes trajectos que demoram entre 35 minutos a 1 hora. Os horários e reserva de bilhetes estão disponíveis através dos seus websites: FRS, Acciona Transmeditarranea e Balearia. Também há umas companhias marroquinas, a Comanav e a Comarit, mas são navios maiores e mais lentos e, se o azar bater à porta, cheira-me que são os primeiros a afundar :)

A carta de condução portuguesa é suficiente para guiar em Marrocos, mas há 3 pontos importantes que devem ser verificados e tratados antes da partida, sob pena da passagem do carro não ser autorizada:
1. Se o carro não estiver em nome de um dos passageiros, é preciso uma declaração de autorização reconhecida por um notário. Atenção, portanto, aos carros da empresa, de amigos e familiares e rent-a-car. Aliás, a maioria das empresas de rent-a-car em Portugal não deixa levar os carros para Marrocos.
2. O seguro do carro deve incluir Marrocos como país de cobertura. Caso não inclua, é necessário fazer uma extensão temporária. Essa indicação vem na carta verde mas, na dúvida, ligue para a sua companhia para confirmar.
3. As autoridades Marroquinas obrigam a uma autorização temporária de circulação para veículos estrangeiros, que pode ser obtida na fronteira através do preenchimento do “papel amarelo” que os chatos vão estar a impingir nas imediações (apenas para depois pedirem um propina). Mas a forma mais prática é fazer o pré-preenchimento online no site da Douanes Marocaines, imprimir e entregar à chegada para porem os carimbos!

À chegada à fronteira, evitar chatos, guias, pseudo-guias, oportunistas, habilidosos e simpáticos. Ninguém terá alguma coisa de útil para oferecer. É ir directo às cabines das autoridades oficiais.

Uma boa alternativa lowcost e independente para chegar a Marrocos, para quem tem mais tempo e/ou quer evitar levar carro e andar de avião, é viajar de autocarro ou comboio até Tarifa ou Algeciras, passar de ferry para o outro lado e, desde a fronteira de Ceuta ou Tanger, apanhar um transporte local para onde se quiser. Pode moer um bocadinho mais, mas não mata! :)

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram


,

6 Responses to Como chegar a Marrocos

  1. Samuel Martins 08/06/2018 at 11:11 #

    é boa ideia ir para um país tão complexo como Marracos sozinho? É que já me disseram que é um páis demasiado hostíl e que mesmo dentro das grandes cidades turísticas é preciso ter cuidado por onde andar, para não falar fora das grandes cidades.

    a minha ideia seria viajar até Malága e apanhar o ferry em Tarifa até Tanger, mas não há vôos sem escala desde o Porto
    será que devo ir de autocarro? será que devo ir para Lisboa? não queria andar a misturar muitos meios de transporte

    • André Parente 15/06/2018 at 15:37 #

      Olá Samuel! Complexo? Hostil? Mmmmm… esse não é o Marrocos que eu conheço. Muita gente viaja sozinho por Marrocos. Ir de autocarro + ferry não faz muito sentido. Pesquisa bem os voos que vais ver que encontras um solução! ;)

  2. Anderson 22/05/2018 at 17:13 #

    Olá, André, tudo bem? Que massa seu blog!

    Gostaria de sua ajuda! Por favor…

    Primeiramente, pensei em passar 15 a 20 dias em Portugal. E aí, devido à proximidade com Espanha e Marrocos, pensei em incluir os dois no roteiro? É possível em 20 dias de viagem? Saindo do Brasil, o que sugere?

    Vi também que as rent a car não permitem sair de Portugal com seus carros até Marrocos, é uma pena.

    Obs.: não sei se sua resposta vai para o meu e-mail, se não, por favor, n]ao sendo incômodo, me envia por lá: anderson_sa_@hotmail.com

    Aguardo seu retorno!

    • André Parente 29/05/2018 at 13:26 #

      Olá Anderson! Na minha opinião, 15-20 dias é pouco tempo para incluir outro pais no roteiro, muito menos Marrocos. Assim, a minha sugestão é que viajes para Portugal e fiques mesmo por lá. Além das grandes cidades – como Lisboa, Porto, Coimbra, etc – podes alugar um carro e conhecer aldeias no interior e muito mais. Boa viagem!

  3. Dedê Cesco 01/05/2018 at 03:48 #

    Olá André,
    Vou para o Marrocos no final de maio, pretendo voltar por Tanger, atravessar a balsa até Tarifa. Minha dúvida é: Consigo alugar carro em Tarifa e de lá percorrer parte da Espanha e Portugal?
    Encontrei muitos relatos de pessoas viajando por esse roteiro, mas ninguém relata a volta ( será que as pessoas só vão para o Marrocos e não voltam? Rsrs) brincadeira André, se puder me ajudar com informações ficarei muito grata!
    Abraços,
    Dedê Cesco

    • André Parente 04/05/2018 at 16:29 #

      Olá Dedê! Não vejo porque razão não seja possível alugar um carro em Tarifa para viajar em Espanha e Portugal. É uma questão de pesquisares… vê como em http://www.tempodeviajar.com/alugar-carro-rent-a-car/. Em todo o caso, assim de repente penso que poderá ser mais eficiente ires antes até uma cidade grande (Sevilha talvez) e alugares lá ;)

Deixe o seu comentário