Kit de Viagem

costa rica como chegar

Como chegar à Costa Rica

A Costa Rica não é um país com acesso totalmente fácil desde a Europa e a América do Sul. A oferta aérea não é assim tanta e será difícil conseguir apanhar um voo sem escalas, perdendo-se assim muito tempo de viagem. Já por terra, a partir dos países vizinhos, as coisas são relativamente fáceis e rápidas… e a aventura, então, muito maior!

Voar para a Costa Rica

aeroporto san jose costa rica

Aeroporto Juan Santamaria. San Jose, Costa Rica.

 

Desde Portugal, as opções mais imediatas e, provavelmente, mais baratas para chegar à Costa Rica será voar com a TAP via Panamá ou com a Iberia, via Madrid. No entanto, há outras alternativas que podem valer a pena pesquisar como, por exemplo, via EUA com a United Airlines ou outra.

Desde o Brasil, os itinerários mais frequentes deverão ser com a Avianca, via Lima (Peru) ou Bogotá (Colômbia), ou com a Copa Airlines, via Panamá.

Em todo o caso, o mercado da aviação é muito dinâmico, pelo convém sempre pesquisar voos com alguma antecedência e de forma exaustiva.

Pesquisar voos para a Costa Rica

 

Desde a Nicarágua, de autocarro e transportes locais

autocarro nicaragua

Um autocarro local que apanhei no terminal da fronteira de Peñas Blancas, do lado da Nicarágua.

 

A Ticabus é a mais conhecida e conceituada empresa de autocarros que opera em toda a América Central e que liga as várias capitais entre si, incluindo Manágua e San José. Outras opções semelhantes são a Transnica e a Nica Expresso, que também têm vários horários entre as duas cidades.

Não optando por estas linhas internacionais, também é muito fácil apanhar um autocarro local desde Rivas até à fronteira de Peñas Blancas, passar a fronteira a pé e, já do lado da Costa Rica, apanhar outro autocarro até Liberia, por exemplo.

Desde o Panamá, de autocarro e transportes locais

fronteira sixaola

Fronteira de Sixaola, na chegada à Costa Rica vindo do Panamá.

 

Desde a Cidade do Panamá, além do já mencionado Ticabus, o Expresso Panamá e outras empresas têm rotas diárias para San José (procurar no terminal de autocarros ou em agências de viagem na cidade). Desde Bocas del Toro, uma opção simples e sem grandes sobressaltos pode ser o Caribe Shutlle, que leva até Puerto Viejo, incluindo a passagem de fronteira em Guabito-Sixaola.

Além destes autocarros que ligam cidade a cidade, também não é complicado fazer o percurso de forma totalmente independente em transportes locais de cada lado das fronteiras. Desde Bocas de Toro (fronteira Norte), apanha-se um autocarro local até Changuinola e daí um táxi até à fronteira de Guabito. Depois dos procedimentos de saída do Panamá, atravessa-se a ponte a pé e do outro lado está a Costa Rica! Desde David (fronteira Sul), pode-se apanhar facilmente um autocarro até à fronteira de Paso Canoas. Depois de passar a fonteira, há transportes para Ciudad Neily e Golfito e daí para qualquer outro destino na Costa Rica. Se o destino for Pavones, o melhor é apanhar um táxi até Conte e daí um autocarro ou boleia.

Cuidados a ter nas passagens de fronteiras

fronteira guabito

Posto fronteiriço da Guabito, no Panamá, antes de atravessar a ponte para a Costa Rica.

 

Estas fronteiras terrestres Nicarágua > Costa Rica > Panamá não são propriamente perigosas e são vulgarmente utilizadas por muitos viajantes e habitantes locais. Em todos o caso, é sempre uma situação em que saímos um pouco fora da nossa zona de conforte e estamos sujeitos a alguma pressão e stress para que tudo corra bem e, portanto, eventualmente mais vulneráveis aos oportunistas. Os principais cuidados a ter são:
– Verificar os horários das fronteiras, sair cedo do destino e atravessar sempre com tempo e com luz do dia.
– Recusar ajuda de estranhos e apenas lidar com os oficiais de emigração que estão nos respectivos postos de controlo.
– Nunca entregar o passaporte a alguém sem ser o oficial de emigração.
– Pode ser boa ideia meter conversa com alguém local no autocarro (uma senhora com filhos é o ideal) e pedir-lhe as indicações necessárias, para quando se chegar à fronteira já saber o que se tem que fazer.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram


,

11 Responses to Como chegar à Costa Rica

  1. Wallace 14/03/2017 at 02:24 #

    Boa noite como faço para ir a Costa Rica saindo de manaus, e qual documentação preciso para entrar em Costa Rica. E qual dinheiro se opera por lá e se vale a pena para compras

  2. iedo omar faria 22/11/2016 at 19:30 #

    Andre
    Gostaria de mais informação sobre chegar à Costa Rica de Carro alugado no Panamá. Soube que pode ser problema. Um blogueiro afirmou que teve que pagar U$6.200,00 pois embora locado a policia considerou como importação de automóvel. Procede?

    • André Parente 23/11/2016 at 10:47 #

      Olá Iedo! Mmm… lamento mas não tenho qualquer experiência nesse sentido, Sempre passei as fronteiras de transporte público. Mas penso que isso poderá e deverá ser esclarecido com a empresa de rent-a-car.
      Boa viagem!

  3. Gilvan rocha 13/01/2016 at 15:33 #

    Muito legal a costa riqueza ficou em minha casa

Deixe o seu comentário