Kit de Viagem

Comida na Letónia

Comida e alimentação na Letónia

Como é a comida na Letónia

A cozinha na Letónia é surpreendentemente variada e saborosa, mas a sua verdadeira pérola são os mil e um tipos de panquecas que se encontram por todo o lado.

Quem gosta de batatas, carne, natas, panquecas e sopa será muito feliz. Em contra-partida, para comer pizzas, pasta al dente e afins é necessário ir a um restaurante especializado. As pizzas são uma mistura do que nós conhecemos a ingredientes locais, ou seja, uma desilusão para conhecedores. Existem, também, algumas receitas de bacalhau desconhecidas em Portugal como, por exemplo, com molho de cenoura.

Na minha opinião, a cozinha emprestada dos russos deve ser evitada, pois implica sopa de carne com natas frescas (que sabem azedas). A cozinha emprestada pela ocupação alemã inclui pão e salsichas.

Onde comer na Letónia

Por todo o país existem os restaurantes LIDO, onde há secções buffets à escolha, assim como pratos grelhados. Não parecem mais do que simples cantinas, mas são uma boa e barata introdução à cozinha local. Em Riga, há dois ou três.

Na Vieças Riga (Riga velha) há casas de panquecas dignas de vários repastos. Há desde panquecas de maçã a panquecas de carne. No inverno, há vinho quente com fruta, assim como uma sopa com leite e cerveja para os mais corajosos.

A vodka Letã é capaz de acabar com qualquer preconceito sobre bebidas brancas servirem apenas para coma alcoólico e não para gustação: há vodka mel, vodka pimenta, vodka frutos silvestres, etc.

No comments yet.

Deixe o seu comentário