Kit de Viagem

Colaborar no Tempo de Viajar

Colaborar no Tempo de Viajar

O principal objectivo do Tempo de Viajar é partilhar informações, conselhos e dicas de viagem que sejam úteis para planear e realizar viagens independentes. Ser um espaço onde todos possamos aproveitar um pouco das diferentes experiências de cada um.

Por essa razão, faz sentido o blogue e os seus conteúdos serem “abertos” a colaborações de vários viajantes. Eu vou fazendo uma pequena parte, mas o mundo é muito grande e não vou ter tempo nem dinheiro para o conhecer todo!

Que tipo de autores procuramos

Viajantes experientes (não é preciso já terem dado três voltas ao mundo) que tenham vontade de partilhar o seu conhecimento e experiências sobre um ou mais destinos e assuntos específicos. Pessoas que gostem de escrever, fotografar, filmar, partilhar. Que tenham algum à vontade no uso da internet e, de preferência, que sejam metódicas e bem-humoradas naquilo que fazem.

Que tipo de temas e conteúdos

Actualmente, aceitamos propostas de conteúdos para os seguintes temas:

Destinos

És especialista num país? Já lá foste várias vezes ou já lá passaste muito tempo seguido? Sabes tudo sobre como lá chegar, os melhores transportes locais a utilizar, sítios para dormir que não vêm nos guias e nas revistas, sobre a comida e os hábitos locais? Queremos que sejas o autor de um guia prático para esse país.

Crónicas de Viagem

Vais embarcar numa aventura por um período de tempo significativo? Volta ao mundo? África abaixo de patins? Vais viver com kangurus, com índios da Amazónia ou com uma tribo Berbere? Relata as tuas histórias, em directo, e mete inveja aos pobres mortais que têm que gramar 8 horas de trabalho por dia!

O que se ganha por colaborar com o Tempo de Viajar

O que, neste momento, podemos oferecer é o seguinte:

♥ Satisfação pessoal
A maioria dos autores convidados fica feliz por, simplesmente, poder contribuir com informações úteis para outros viajantes. Eles próprios também gostam de as receber. É o princípio base de partilha e comunidade.

♦ Fama e glória
Ter o trabalho publicado num blogue de referência faz bem ao ego e é fixe para impressionar os amigos! Todos os artigos são assinados pelo respectivo autor, com o seu nome, uma fotografia, uma breve apresentação e um link para o seu site/blog pessoal ou página numa rede social.

♣ Fortuna
Infelizmente, neste momento não podemos suportar colaborações pagas. No entanto, acreditamos que o tráfego gerado para os blogs e páginas dos autores é suficiente para, a partir daí, poderem tirar algum rendimento. No futuro, gostaríamos de ter condições financeiras para remunerar directamente cada colaboração.

Qualidade e originalidade dos artigos

Existe, pelo menos, um site internacional bem conhecido que recruta autores explicando que “o trabalho de escritor de viagens não requer viajar para os respectivos destinos”.

Há alguns anos atrás, um autor dos guias de viagem mais famosos do mundo publicou um livro onde reconhece ter escrito vários artigos onde, simplesmente, parafraseava outros. E um guia inteiro sem sequer ter viajado no respectivo país.

Não é isso que queremos. Valorizamos artigos com opiniões e impressões pessoais, ao contrário de comentários generalistas que podem ser lidos em qualquer outro sítio. Opiniões experientes de quem realmente “esteve lá” e isentas de pressões publicitárias ou monetárias. Esse é o espírito deste blogue e é de contribuições dessas que precisamos.

Isto significa que somos muito rigorosos com os autores e artigos que aceitamos, utilizando mecanismos de controlo para garantir a qualidade e originalidade da informação. Se, por exemplo, queres escrever um artigo sobre os comboios na Índia, conta que te solicitemos um bilhete com o teu nome impresso e uma fotografia tua pendurado(a) pelos pés na janela de uma carruagem!

Como fazer para colaborar com o Tempo de Viajar

Preenche o formulário em baixo com as informações pedidas e as que achares relevantes sobre ti e os teus projectos de viagem. A partir daí, se a proposta for interessante no momento, alguém da nossa vastíssima equipa editorial (somos para aí uns 1.000 ou mais!) entrará em contacto contigo.

Comments are closed.