Kit de Viagem

Praia Mancora, Peru

Clima no Peru e quando ir

O clima no Peru tem, basicamente, duas estações principais: a seca (Inverno), de Abril a Outubro; e a húmida (Verão), de Novembro a Março. Mas, para confundir, apresenta 3 zonas geográficas bem distintas: a zona de costa, a Oeste; a selva amazónica, a Este; e as montanhas dos Andes, no centro, quase que dividindo o país a meio. Além da estação do ano, o clima, bem como os próprios hábitos e estilos de vida, variam bastante conforme a região.

Clima no Peru

A costa peruana é banhada pelo oceano Pacífico e a sua paisagem é, maioritariamente, árida e seca. Durante os meses de Inverno (Abr-Out) é normal estar um bocado frio e, quase sempre, uma fina camada de névoa a que os peruanos chamam “garua”, que, na minha opinião, não incomoda assim tanto nos vários dias fantásticos de “sol de inverno”. Durante o Verão (Nov-Mar), o tempo é mais quente e húmido (sendo que na costa chove sempre muito pouco) e, como não há “garua”, o sol brilha com mais força, chegando-se facilmente aos 30º graus e mais. Esta é a época em que os peruanos costumam fazer praia. Na zona Norte, já perto da fronteira com o Equador (Tumbes, Mancora, etc), o clima não sofre o efeito da corrente fria de Humboldt, pelo que é bom para fazer praia o ano inteiro e a temperatura da água do mar é quente, ao contrário do que acontece no resto da costa. O Peru não é um destino de praia por excelência e, fora desta zona Norte mais “tropical”, as paisagens costeiras podem até ser demasiado áridas e um pouco desoladoras… com a sua própria beleza nostálgica, é certo, mas nem toda a gente gosta (eu gosto!).

Na região da selva amazónica o clima é tipicamente de floresta tropical, húmido e com chuva abundante. A melhor altura para visitar esta zona é durante a temporada seca (Abr-Out), quando os rios diminuem o seu caudal e as estradas estão facilmente transitáveis. Durante a temporada húmida (Nov-Mar), caem sempre grandes chuvadas, pelo menos uma vez por dia, e alguns acessos podem ficar deteriorados. Ainda assim, estas chuvadas duram apenas algumas horas e depois o sol aparece. É procurar abrigo e esperar que passe, idealmente à conversa com os locais!

A garua em Miraflores, Lima.

 

As zonas altas da cordilheira dos Andes, onde se encontram as principais atracções turísticas do Peru (Cusco, Machu Picchu, Lago Titicaca, etc) também obedecem às mesmas temporadas seca a húmida. A melhor altura para visitar e para fazer o famoso Inca Trail, e outras actividades de trekking e montanhismo, é durante a temporada seca (Abr-Out), sendo que os meses mais concorridos são Jun-Ago, durante o período de férias na Europa e América do Norte. As amplitudes térmicas são grandes e é comum estarem 20º-25º graus durante o dia e, pela madrugada dentro, cair para temperaturas próximas de zero ou negativas. Durante os meses húmidos também é possível visitar esta zona, mas a experiência pode não ser tão agradável, com estradas e trilhos enlameados, etc.

Por último, convém referir que o Peru está sujeito ao fenómeno El Niño, que ocorre, em média, de 7 em 7 anos. Este fenómeno caracteriza-se por uma alteração súbita e em grande escala das correntes oceânicas e níveis da água do mar, bem como por uma alteração dramática dos padrões climáticos mundiais, e traz, quase sempre, tempestades de chuva e vento e grandes inundações.

Para ver o tempo actual no Peru, clique em Tempo no Peru.

Artigos e dicas de viagem Peru

74 Responses to Clima no Peru e quando ir

  1. rita 10/11/2017 at 17:48 #

    Vou ao Peru agora em Novembro, tenho de levar roupa para o frio?

  2. Kátia Santana 03/11/2017 at 19:17 #

    Que temperatura vou encontrar em Cuzco de Abril a Outubro.
    Pretendo ir, mas não aguento muito frio.
    Se puder responder.

    Agradeço.

    • André Parente 08/11/2017 at 16:11 #

      Olá Kátia! Infelizmente, não tenho poderes de adivinhar o futuro… :) mas no próprio artigo encontras informação que te dá algumas pistas sobre as temperaturas médias habituais nessa época. Boa viagem!

  3. Kleria 20/10/2017 at 04:44 #

    Pretendo ir a Peru Turjilo em Janeiro. Por favor me dêem dicas, de tudo! Obrigada!

  4. rubem souza 19/08/2017 at 14:37 #

    Lima de abril a outono é maravilhosa, temperaturas amenas, vc anda, anda e anda pelas ruas a praças e não fica com aquele calor e vai suar pouquíssimo, dá para visitar vários locais, só é ruim para secar roupas, principalmente cuecas, meias, toalhas que é a que mais se trocam, leve cuecas mais finas, se possível de lycra, meias tipo soquete que se usa com tênis não tem jeito, vai demorar a secar. Mas como tudo tem solução, procura uma lavanderia que tem os processos de lavagem e secagem e tá resolvido o problema e olha que não cobra caro, dá pra enfrentar os preços.

  5. Vanuza Vieira 20/06/2017 at 18:07 #

    Estou pretendendo ir ao Peru esse ano, entre o mês de agosto a setembro.

Deixe o seu comentário