Kit de Viagem

Riga, Letónia

Clima na Letónia e quando ir

A Letónia apresenta as 4 estações típicas do hemisfério Norte mas, estando localizada no norte da Europa, na zona dos países nórdicos, é consideravelmente mais frio que Portugal.

Mapa tempo na LetóniaO começo da Primavera pode ser um pouco esquizofrénico, pois pode nevar de manhã e fazer 28ºC, com céu azul, à tarde. Esta é, provavelmente, a estação mais bonita para visitar o país. Chove pouco, as temperaturas começam a subir, a neve começa a derreter e os rios votam a correr, depois de meses debaixo do gelo. A natureza começa a despertar depois do rígido Inverno. O degelo implica, o entanto, algumas poças de água (onde cabem um ou mais carros) e estradas em piores condições, principalmente fora de Riga.

O Verão é a altura mais quente do ano, quando as temperaturas médias durante o dia se mantêm acima dos 15ºC, podendo ir até aos 30ºC nas zonas costeiras, principalmente durante o mês de Agosto.

O Outono é nublado e chuvoso. A temperatura começa a baixar e a natureza começa a adormecer para se preparar para o Inverno. É uma boa altura para fazer bird watching, uma vez que estes começam a migração para fugir ao frio dos meses seguintes. Quem alugar carro no Outono/Inverno tem de considerar ter de o lavar antes de o entregar.

O Inverno é frio e seco, com a excepção da neve. Costuma começar a nevar em meados de Novembro, os lagos e reservas de água começam a congelar e o chão fica quase sempre coberto de neve de uma camada de neve. As temperaturas médias durante o dia andam entre os 5ºC e -10ºC, mas não é raro descer até aos -20ºC nas zonas litorais e mais e Este.

Na minha opinião, a melhor altura do ano para viajar na Letónia é entre Maio e Agosto. O país fica cheio de cores, flores e sol e até as pessoas sorriem mais.

Para ver o tempo actual na Letónia, por favor clicar em: Tempo na Letónia.

One Response to Clima na Letónia e quando ir

  1. Rui Almeida 13/07/2016 at 17:08 #

    Deve ser um país. lindo, e para nós Portugueses, sugéneris…

    Fico com vontade de conhecer…

    Vou fazer mealheiro…

Deixe o seu comentário