Menu topo

clima e tempo na argentina

Clima na Argentina e quando ir

facebook twitter google plus

Devido à sua grande dimensão e geografia, a Argentina apresenta uma grande diversidade climática e qualquer viagem deve ser devidamente pensada. A Latitude (Norte/Sul) é determinante na variação do clima e da temperatura.

O Verão Austral é a temporada alta e vai de Novembro a Fevereiro. Esta é, sem sombra de dúvida, a melhor época do ano para visitar o centro e sul do país (Patagónia e Terra do Fogo), quando as temperaturas são mais amenas e as visitas aos glaciares se tornam mais fáceis. O mesmo é verdadeiro para toda a região dos Andes, no que diz respeito ao turismo de montanha. Esta é, também, a época em que é de esperar algumas multidões nos lugares mais turísticos.

AClima Argentina Primavera (Set-Nov) e o Outono (Mar-Jun) também podem ser boas alturas para viajar por estas zonas, mas conte com maior nebulosidade e mais frio do que no Verão. Em contrapartida, mas com menos vento e menos gente.

No pico do Inverno (Jul-Ago) é extremamente difícil viajar pela Patagónia e Terra do Fogo. Há grandes quantidades de neve e as temperaturas médias mensais são negativas. As visitas às montanhas dos Andes nesta altura do ano são mesmo desaconselhadas, com excepção dos locais onde existem estâncias de ski, como Ushuaia e Bariloche.

No norte do país, onde as influências do clima do deserto de Atacama já se fazem sentir, as temperaturas são bastantes elevadas durante o Verão (Nov-Fev), pelo que a Primavera (Set-Nov) e o Outono (Mar-Jun) são épocas mais indicadas para viajar.

Em Missões, onde se localizam as famosas quedas de água do Iguazú o clima é tropical húmido, o que significa temperaturas elevadas e precipitações abundantes durante todo o ano. Este tipo de clima abrange também as áreas de Corrientes, Entre os Rios e parte de Chaco. As províncias de Salta, Formosa, Tucuman e Santiago de Estero apresentam um clima semelhante ao anterior, mas têm uma estação seca até metade do ano.

A capital da Argentina, Buenos Aires, apresenta um clima temperado, que se estende pela zona central do país e que predomina desde as pampas até Córdoba. Na área de contacto deste clima temperado com o clima tropical não há um Inverno frio propriamente dito.
No litoral, para sul da cidade de Mar del Plata até Santa Cruz, o clima é temperado oceânico com temperaturas amenas e alguma precipitação concentrada nos meses de Inverno.

O Interior do país é bastante árido. Os Andes de Catamarca, Puna, La Rioja e San Juan, Mendoza e San Rafael têm clima árido de estepe, no entanto com pequenas variações devido à presença dos Andes. Este clima estende-se para Este até às serras pampeanas e vai-se transformando progressivamente em frio-árido nas proximidades de Néuquen, no norte da Patagónia.

Toda a cordilheira dos Andes apresenta um clima frio de Montanha, sendo que na Patagónia este tipo de clima permite a existência dos campos de gelo patagónicos, já que alia a influência da latitude com a altitude.

Para informações mais detalhadas sobre o estado do tempo na Argentina aconselho o site do Servicio Meteorológico Nacional. Para aqueles que pretendem fazer actividades de Alta Montanha, quer seja no Inverno (ski, snowboard) ou no Verão (trekkings, andinismo), as previsões do site Snow Forecast são bastante fiáveis.

Para ver o tempo actual na Argentina e previsões para as próximas semana, por favor clicar em Tempo na Argentina.

One Response to Clima na Argentina e quando ir

  1. Thiago Gênova 19/09/2014 at 13:12 #

    A argentina é um país incrível..adoro esse lugar!! Já fui pra lá algumas vezes!!!

    Tenho algumas dicas e relatos sobre a argentina em meu blog:

    http://www.relatodeviagem.com

    quem quiser dá uma conferida lá…abraço

Deixe o seu comentário

Airbnb