Kit de Viagem

marrocos tempo clima

Clima em Marrocos e quando ir

Com uma diversidade geográfica tão grande (costa, montanhas do Rif, montanhas do Atlas, deserto do Sahara, cidades imperiais no interior), Marrocos tem um clima muito diferenciado, conforme a região e a estação do ano.

Como referência, podemos orientar-nos pelas 4 estações normais do hemisfério Norte e, depois, ajustá-las à zona ou zonas que vamos visitar. A Norte, clima é tipo mediterrânico. Na costa Oeste é atlântico, parecido com Portugal mas, tendencialmente, um bocado mais quente. Para sul, mais próximo do Sahara, é mais desértico.

No Verão, particularmente em Agosto, as cidades interiores (Fés, Marrakech, etc) e o deserto podem estar um verdadeiro forno e tornar as visitas um bocado pesadas. Na costa um pouco menos menos, mas à medida que se anda para sul (Agadir, etc) o calor também começa a apertar. O que não é necessariamente mau!

No Inverno, a costa norte e atlântica apresentam temperaturas médias, melhores que em Portugal. Mas nas montanhas do Rif (Chefchaouen, etc) costuma estar nublado e chover ou nevar. No médio-alto Atlas, é quase certo que neva e pode até tornar-se agreste um pouco agreste.

Qual a melhor altura para viajar em Marrocos?

mapa marrocos clima

As alturas mais equilibradas e, provavelmente, melhores para visitar este país árabe serão, então, a Primavera (Mar-Mai), quando ainda há muito verde e a temperatura já está mais amena, e o Outono (Set-Nov), quando o calor mais intenso do Verão já passou.

Em todo o caso, viajar é viajar e cada um sabe de si.  E Marrocos é um país que pode ser visitado em qualquer altura do ano e oferece diferentes opções de divertimento. Já estive em Marrocos em diversas épocas e estações e sabe sempre bem experimentar fugir um pouco das alturas e locais mais fora dos circuitos turísticos habituais.

Para ver o tempo actual em Marrocos, por favor clicar no seguinte link: Tempo em Marrocos.

17 Responses to Clima em Marrocos e quando ir

  1. Paula 19/09/2017 at 14:34 #

    Raphael, Bom Dia!

    Estou indo em Outubro para Marrocos.

    Passo pelo Deserto de Merzoupaa , é durmo uma noite nessa localização

    Como faço minha mala.

    Podemos levar vestidos \shorts , pois a cultura é bem diferente

    Obrigada.
    Paula

  2. Maria Isabel 18/09/2017 at 23:33 #

    Olá, Andre,

    Estou pensando em viajar sozinha para o Marrocos, utilizando uma empresa portuguesa para os passeios. A minha pergunta é:
    – É seguro para uma senhora andar sozinha em Marrakech? Por exemplo, caminhar por ruas, lojas ou pegar um taxi para um restaurante à noite?

    Obrigada!

    • André Parente 19/09/2017 at 14:53 #

      Olá Maria! Sim, de dia não vejo qualquer problema de segurança. À noite, para apanhar um taxi e isso, teria um pouco mais cuidado. Boa viagem!

  3. Raphael 17/08/2017 at 11:05 #

    Olá André, gostaria de viajar com meus pais (que têm por volta de 70 anos) e minha esposa por cerca de 1 semana/10 dias pelo Marrocos. Mas eu só tenho disponibilidade no começo de janeiro. Você acha que Marrakesh e as cidades do norte (Fez, Tanger, Rabat e Casablanca) são boas opções para esta época? É tranquilo fazer este itinerário de carro em 10 dias? Obrigado!

    • André Parente 17/08/2017 at 11:54 #

      Olá Raphael! Bem, Janeiro é Inverno mesmo… e o clima poderá não ser o melhor. Depende da sorte! Quanto ao número de dias, sim. Parece-me bem razoável 10 dias para visitar essas cidades. Tens vários artigos com dicas sobre Marrocos em http://www.tempodeviajar.com/africa/marrocos/. Boa viagem!

Deixe o seu comentário