Kit de Viagem

Costa Vicentina, Algarve

As melhores praias da Costa Vicentina

Ao contrário do que às vezes podemos pensar, o Algarve não é só a costa sul de Portugal. Na verdade, pessoalmente até gosto mais da geografia da costa oeste e de toda a área conhecida como Costa Vicentina.

Explorando a costa oeste e sudoeste do Algarve

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina começa em São Torpes (Sines), percorre toda a costa até ao sul, dobra a ponta de Sagres e termina no Burgau, já na costa sul de Portugal.

Apesar de haver transportes púbicos, a melhor forma de conhecer toda esta zona (praias e não só) é pegar num carro e ir indo. Guiar em Portugal é fácil e tranquilo. As estradas são óptimas e alugar um carro é barato. Siga este roteiro de praias!

Praia de Odeceixe

Praia de Odeceixe - Algarve, Portugal

Odeceixe é a primeira vila Algarvia que se encontra descendo a costa pela estrada nacional N120. Na verdade, ouço muitas vezes as pessoas dizerem que vão para a Odeceixe, no Alentejo, mas isso está errado. De facto, passando a ponte sobe a Ribeira de Seixe, começa o Algarve!  A praia apanha a foz da ribeira e acaba por ser uma extensa língua da areia protegida por uma grande colina. A pequena vila fica a cerca de 3 quilómetros da praia, junto à estrada, e é composta por ruas estreitas e casas tradicionais caiadas de branco e onde há locais para comer e alojamentos.

Alojamento em Odeceixe

 

Praia da Arrifana

Praia da Arrifana - Algarve, Portugal

A praia da Arrifana era, até há alguns anos atrás, um segredo bem guardado. De facto, no passado apenas surfistas e “vagabundos” vinham aqui parar e, como eu tenho um bocadinho de ambos, esta é uma das praias que mais frequentei e continuo a frequentar no Algarve. A abertura de várias escolas de surf e alojamentos locais fez disparar o número de turistas que aqui se encontram, mesmo em época baixa, as continua a ser um excelente ponto de paragem. A vila de Aljezur, a breves minutos de distância, é ideal para um demorado jantar de boa comida tradicional portuguesa.

Alojamento na Arrifana

 

Praia de Vale Figueiras

Praia de Vale Figueiras - Algarve, Portugal

A praia de Vale Figueiras continua a ser uma praia mais calma e com menos gente que outras nas redondezas, provavelmente devido ao seu acesso ainda ser através um caminho de terra pouco sinalizado e visível da estrada principal. E assim espero que continue! É uma praia excelente, com o areal relativamente extenso e onde, muitas vezes, se assiste a um fenómeno tipo “microclima”: pode estar muito vendo nas noutras praias e aqui não! O ambiente é familiar mas não há grande estrutura, pelo que, se for para ficar algum tempo, convém levar água e um sandocha. Quando não há ondas em mais lado nenhum, aqui pode ser uma boa opção para fazer surf!

Alojamento em Aljezur

 

Praia do Amado

Praia do Amado - Algarve, Portugal

A praia do Amado é umas das minhas preferidas na Costa Vicentina! Não tem como não ser. É verdade que, hoje em dia, já tem muita gente, particularmente durante os meses de verão, mas as condições são fantásticas: bom estacionamento, grande areal, zona protegida do vento do lado direito da praia, ondas para todos os gostos de feitios, bares de apoio e… um visual incrível! Experimentem fazer a estrada mesmo junto à costa desde a Carrapateira até ao Amado. Ou vice- versa! :)

Alojamento na Carrapateira

 

Praias da Cordoama e do Castelejo

Praia da Cordoama - Algarve, Portugal

Estas duas praias são praticamente indissociáveis. A estrada para á chegar é a mesma, têm ligação pela areia quando a maré está vazia e, melhor de tudo, têm uma vista soberba desde o miradouro no cimo da colina que as separa. A não perder! Para lá chegar, deve-se seguir as indicações de Vila do Bispo, atravessar a vila e seguir numa estrada também ela espectacular. Se for hora do almoço, não deixem de parar no Café Correia, um dos melhores restaurantes do Algarve! ;)

Alojamento em Vila do Bispo

 

Praia do Tonel

Praia do Tonel - Algarve, Portugal

Chegado a Sagres, o meu primeiro destino é sempre a praia do Tonel. Gosto de a ver primeiro de cima, num miradouro localizado no seu extremo norte, e depois então descer se as condições estiverem boas. A praia em si é muito bonita, cum um enorme rochedo no meio do mar e enquadrada pelas escarpas da ponta de Sagres onde, reza a lenda, o Infante D. Henrique montou uma escola de navegação. Em alguns dias, esta pode ser uma praia muito ventosa. Se assim for, ande mais 3 quilómetros e experimente a praia do Beliche ou vá até ao centro da vila e encontre a praia da Mareta!

Alojamento em Sagres

 

Praia do Zavial

Praia do Zavial - Algarve, Portugal

Outras duas praias de andam de mão dada. Saindo de Vila do Bispo em direcção a Lagos, e ao passar por Raposeira, há um desvio para a direita de vai dar a três praias: Barranco, Ingrina e Zavial. A Ingrina é muito pequena, mais apropriada até para passar um fim de tarde a ver o mar ou a beber uma cervejinha do que propriamente para fazer praia. Já o Zavial tem muito mais areal, apesar de ficar curto na maré cheia, e é muito melhor para apanhar sol. Principalmente na época baixa, costuma ser uma praia frequentada por nudistas. Para os surfistas, o segredo está por trás da encosta do lado direito da praia! ;)

Alojamento na Raposeira

 

Praia de Salema

Praia de Salema - Algarve, Portugal

Já em plena costa sul mas ainda dentro da zona denominada de “Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”, fica a pequena vila de Salema e a sua magnífica praia. Com um areal extenso mesmo em frente à vila, é ideal para férias em família no Algarve, com crianças, avós e cão. Na época baixa… bem, na época baixa é um paraíso!

Alojamento em Salema

 

Mapa de praias da Costa Vicentina

No mapa abaixo vai encontrar a localização exacta destas e outras praias. Explore! Meta-se pelos caminhos de terra e vai ter boas surpresas.

, ,

16 Responses to As melhores praias da Costa Vicentina

  1. Pedro Henriques 06/04/2017 at 21:24 #

    Olá André, este artigo veio mesmo a calhar. O Algarve é a região que menos conheço em Portugal e acho que vou aproveitar as tuas dicas para começar a descoberta. Obrigado.

  2. Lid Costa 02/04/2017 at 18:42 #

    Adorei as praias, é cada uma mais linda que a outra! Ainda não conheço a Costa Vicentina, dicas anotadas para quando visitar Portugal novamente. Adorei o post!

  3. Leo Vidal 02/04/2017 at 14:47 #

    Que praias lindas. Sonho em conhecer o Algarve e já favoritei esse post para quando organizar meu roteiro. Li que a melhor forma de explorar a costa seria de carro, mas quantos dias você sugere para conhecer as praias?

    • André Parente 06/04/2017 at 15:22 #

      Olá Leo! Sem dúvida que a melhor forma é de carro. Quando ao número de dias… bem, isso já depende muito. Quantos mais melhor! :)

  4. Flavia Donohoe 02/04/2017 at 12:24 #

    quantos lugares lindos André, Portugal está na minha lista de viagens esse ano ainda, quero conhecer muitas dessas praias!

  5. Cynara Vianna 01/04/2017 at 22:30 #

    E a cor dessa mar gente! Que praias lindas tem Portugal, quando fomos para o país a única cidade do interior com praia que visitamos foi Cascais, e já noa apaixonamos pelo visual. Ótima lista de dicas.

Deixe o seu comentário