Kit de Viagem

Costa Vicentina, Algarve

As melhores praias da Costa Vicentina

Ao contrário do que às vezes podemos pensar, o Algarve não é só a costa sul de Portugal. Na verdade, pessoalmente até gosto mais da geografia da costa oeste e de toda a área conhecida como Costa Vicentina.

Explorando a costa oeste e sudoeste do Algarve

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina começa em São Torpes (Sines), percorre toda a costa até ao sul, dobra a ponta de Sagres e termina no Burgau, já na costa sul de Portugal.

Apesar de haver transportes púbicos, a melhor forma de conhecer toda esta zona (praias e não só) é pegar num carro e ir indo. Guiar em Portugal é fácil e tranquilo. As estradas são óptimas e alugar um carro é barato. Siga este roteiro de praias!

Praia de Odeceixe

Praia de Odeceixe - Algarve, Portugal

Odeceixe é a primeira vila Algarvia que se encontra descendo a costa pela estrada nacional N120. Na verdade, ouço muitas vezes as pessoas dizerem que vão para a Odeceixe, no Alentejo, mas isso está errado. De facto, passando a ponte sobe a Ribeira de Seixe, começa o Algarve!  A praia apanha a foz da ribeira e acaba por ser uma extensa língua da areia protegida por uma grande colina. A pequena vila fica a cerca de 3 quilómetros da praia, junto à estrada, e é composta por ruas estreitas e casas tradicionais caiadas de branco e onde há locais para comer e alojamentos.

Alojamento em Odeceixe

 

Praia da Arrifana

Praia da Arrifana - Algarve, Portugal

A praia da Arrifana era, até há alguns anos atrás, um segredo bem guardado. De facto, no passado apenas surfistas e “vagabundos” vinham aqui parar e, como eu tenho um bocadinho de ambos, esta é uma das praias que mais frequentei e continuo a frequentar no Algarve. A abertura de várias escolas de surf e alojamentos locais fez disparar o número de turistas que aqui se encontram, mesmo em época baixa, as continua a ser um excelente ponto de paragem. A vila de Aljezur, a breves minutos de distância, é ideal para um demorado jantar de boa comida tradicional portuguesa.

Alojamento na Arrifana

 

Praia de Vale Figueiras

Praia de Vale Figueiras - Algarve, Portugal

A praia de Vale Figueiras continua a ser uma praia mais calma e com menos gente que outras nas redondezas, provavelmente devido ao seu acesso ainda ser através um caminho de terra pouco sinalizado e visível da estrada principal. E assim espero que continue! É uma praia excelente, com o areal relativamente extenso e onde, muitas vezes, se assiste a um fenómeno tipo “microclima”: pode estar muito vendo nas noutras praias e aqui não! O ambiente é familiar mas não há grande estrutura, pelo que, se for para ficar algum tempo, convém levar água e um sandocha. Quando não há ondas em mais lado nenhum, aqui pode ser uma boa opção para fazer surf!

Alojamento em Aljezur

 

Praia do Amado

Praia do Amado - Algarve, Portugal

A praia do Amado é umas das minhas preferidas na Costa Vicentina! Não tem como não ser. É verdade que, hoje em dia, já tem muita gente, particularmente durante os meses de verão, mas as condições são fantásticas: bom estacionamento, grande areal, zona protegida do vento do lado direito da praia, ondas para todos os gostos de feitios, bares de apoio e… um visual incrível! Experimentem fazer a estrada mesmo junto à costa desde a Carrapateira até ao Amado. Ou vice- versa! :)

Alojamento na Carrapateira

 

Praias da Cordoama e do Castelejo

Praia da Cordoama - Algarve, Portugal

Estas duas praias são praticamente indissociáveis. A estrada para á chegar é a mesma, têm ligação pela areia quando a maré está vazia e, melhor de tudo, têm uma vista soberba desde o miradouro no cimo da colina que as separa. A não perder! Para lá chegar, deve-se seguir as indicações de Vila do Bispo, atravessar a vila e seguir numa estrada também ela espectacular. Se for hora do almoço, não deixem de parar no Café Correia, um dos melhores restaurantes do Algarve! ;)

Alojamento em Vila do Bispo

 

Praia do Tonel

Praia do Tonel - Algarve, Portugal

Chegado a Sagres, o meu primeiro destino é sempre a praia do Tonel. Gosto de a ver primeiro de cima, num miradouro localizado no seu extremo norte, e depois então descer se as condições estiverem boas. A praia em si é muito bonita, cum um enorme rochedo no meio do mar e enquadrada pelas escarpas da ponta de Sagres onde, reza a lenda, o Infante D. Henrique montou uma escola de navegação. Em alguns dias, esta pode ser uma praia muito ventosa. Se assim for, ande mais 3 quilómetros e experimente a praia do Beliche ou vá até ao centro da vila e encontre a praia da Mareta!

Alojamento em Sagres

 

Praia do Zavial

Praia do Zavial - Algarve, Portugal

Outras duas praias de andam de mão dada. Saindo de Vila do Bispo em direcção a Lagos, e ao passar por Raposeira, há um desvio para a direita de vai dar a três praias: Barranco, Ingrina e Zavial. A Ingrina é muito pequena, mais apropriada até para passar um fim de tarde a ver o mar ou a beber uma cervejinha do que propriamente para fazer praia. Já o Zavial tem muito mais areal, apesar de ficar curto na maré cheia, e é muito melhor para apanhar sol. Principalmente na época baixa, costuma ser uma praia frequentada por nudistas. Para os surfistas, o segredo está por trás da encosta do lado direito da praia! ;)

Alojamento na Raposeira

 

Praia de Salema

Praia de Salema - Algarve, Portugal

Já em plena costa sul mas ainda dentro da zona denominada de “Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”, fica a pequena vila de Salema e a sua magnífica praia. Com um areal extenso mesmo em frente à vila, é ideal para férias em família no Algarve, com crianças, avós e cão. Na época baixa… bem, na época baixa é um paraíso!

Alojamento em Salema

 

Mapa de praias da Costa Vicentina

No mapa abaixo vai encontrar a localização exacta destas e outras praias. Explore! Meta-se pelos caminhos de terra e vai ter boas surpresas.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram


872 Partilhas

, ,

16 Responses to As melhores praias da Costa Vicentina

  1. Cynara Vianna 01/04/2017 at 22:30 #

    E a cor dessa mar gente! Que praias lindas tem Portugal, quando fomos para o país a única cidade do interior com praia que visitamos foi Cascais, e já noa apaixonamos pelo visual. Ótima lista de dicas.

  2. Anderson Kaiser 01/04/2017 at 21:16 #

    Praia do Zavial e do Tonel acho que foram as duas que mais me deixaram interessados em conhecer, tanto pela descrição quanto pelas fotos. Logaresrealmente interessantes.

  3. Keul Fortes 01/04/2017 at 18:12 #

    Que praias lindas! Fiquei com vontade de conhecer todas. Suas fotos estão lindas! Parabéns.

Deixe o seu comentário